Conheça os planetas do sistema solar

Compartilhar

No total, existem oito planetas do sistema solar, que são divididos em dois grupos: rochosos e gasosos. Os planetas rochosos são os mais próximos do Sol, na ordem de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte Já os planetas gasosos são Júpiter, Saturno, Netuno e Urano.

Plutão era considerado um dos planetas do sistema solar até 2006, quando a União Astronômica Internacional reduziu-o a um planeta anão por não atender aos três critérios usados para definir um planeta.

Planetas habitáveis podem ser muito mais raros na nossa galáxia do que se pensava

O que é um planeta? 

A definição de planeta, como adotada pela UAI estipula que, para ser considerado um planeta, o corpo celeste precisa fazer três coisas: 

  • Orbitar ao redor de uma estrela (no caso dos planetas do sistema solar, o Sol);
  • Deve ser grande o suficiente para ter gravidade para forçá-lo a manter uma forma esférica;
  • Deve ser grande o suficiente para que sua gravidade elimine qualquer outro objeto de tamanho semelhante perto de sua órbita ao redor do Sol.

Planetas rochosos 

Os planetas rochosos do sistema solar são compostos, majoritariamente, de rochas, ferro e metais pesados e possuem densidades superiores a 3 gramas por cm cúbico. Suas superfícies são compactas, como a da Terra e não possuem anéis — embora a Terra tenha cinturões de radiação aprisionada.

Mercúrio

Mercúrio possui uma atmosfera muito fina, composta de oxigênio, sódio, hidrogênio, hélio e potássio. Por ser fina, não possui muita resistência a outros corpos celestes, como meteoros — fazendo com que sua superfície seja coberta de crateras, como a nossa lua. 

Ele é o planeta mais próximo ao Sol, e, embora sua superfície seja substancialmente quente, existem evidências que sugerem a presença de gelo de água em locais próximos aos polos norte e sul. 

Após a redefinição de Plutão como planeta anão, Mercúrio foi considerado o menor planeta do sistema solar e leva até 88 dias para completar uma volta completa ao redor do Sol. 

Vênus

Apesar de Mercúrio estar mais próximo do Sol, Vênus é o planeta mais quente do sistema solar, com uma órbita de 225 dias terrestres. Sua atmosfera é extremamente tóxica, sendo composta por dióxido de carbono e nuvens de enxofre. 

Diferentemente da maioria dos outros planetas, Vênus gira lentamente de leste a oeste — considerada uma direção oposta.

Terra

A Terra é o nosso planeta natal, com uma órbita de aproximadamente 365 dias e atmosfera rica em nitrogênio e oxigênio — sendo o único conhecido por abrigar vida. A única lua da Terra orbita o planeta uma vez a cada 27,3 dias.

Sua superfície é coberta por dois terços de água. 

Marte 

Marte é o quarto planeta a partir do Sol, sendo gelado e deserto, coberto majoritariamente por poeira de óxido de ferro — que dá a aparência avermelhada do planeta. 

Algumas evidências científicas sugerem que, bilhões de anos atrás, Marte era mais quente e úmida, podendo ter abrigado vida em um certo período, como bactérias e micróbios. Essas evidências foram responsáveis por diversas excursões espaciais ao planeta, embora muitas não tenham chegado ao destino.

Ele possui duas luas (ou satélites naturais), Phobos e Deimos. 

Biossegurança espacial: Terra corre risco de invasão de organismos alienígenas?

Planetas gasosos 

Os planetas gasosos do sistema solar são grandes com densidades inferiores a 2 gramas por cm cúbico e compostos principalmente de hidrogênio e hélio ou de gelo, rocha, hidrogênio e hélio. 

Embora possuam núcleos rochosos, suas superfícies não são definidas. Esses planetas detêm satélites naturais e sistemas de anéis.

Júpiter

Júpiter é o quinto planeta a partir do Sol e é o maior planeta do sistema solar. De acordo com a NASA, ele é mais do que o dobro da massa de todos os outros planetas juntos. 

Com 79 luas (53 confirmadas, 26 provisórias), Júpiter abriga enormes tempestades, nuvens e gases, incluindo gelo de amônia, cristais de hidrossulfeto de amônio, gelo de água e vapor.

Saturno

Saturno é conhecido por seus anéis compostos de bilhões de pequenos pedaços de gelo e rocha revestidos com outros materiais, como poeira. Ele é o sexto planeta a partir do Sol, e também o mais distante da Terra que pode ser observado a olho nu.

Depois de Júpiter, é o segundo maior planeta do sistema solar, com 82 luas (53 confirmadas, 29 provisórias). 

Urano 

Assim como Vênus, Urano é um dos planetas do sistema solar a girar de leste a oeste, entretanto, é o único a orbitar de lado. Astrônomos acreditam que esse movimento foi resultante de uma colisão com um objeto duas vezes maior que a Terra, que potencialmente ocorreu 4 bilhões de anos atrás e fez com que o planeta se inclinasse. 

Ele possui nuvens de sulfeto de hidrogênio, o mesmo produto químico responsável pelo mau cheiro de ovos podres e 27 luas. 

Netuno

Netuno é o planeta do sistema solar mais longe do Sol, sendo também o mais frio. Ele possui diversas similaridades com Urano, como sua composição (majoritariamente de rochas e gelo), cor azulada e extensas atmosferas compostas de hidrogênio com um pouco de hélio, que representam cerca de 15% da massa de cada planeta.

Com 14 luas, Netuno foi o primeiro planeta cuja existência foi prevista com matemática, em vez de ser detectado visualmente. Ele é 17 vezes maior que a Terra, e assim como os outros planetas gasosos, possui um núcleo rochoso. 

Planetas anões

Além dos oito planetas mencionados anteriormente, o sistema solar é composto por 146 luas, diversos cometas, asteroides, rochas espaciais, gelo e vários planetas anões, como Plutão.

Plutão. Imagem da NASA no Unsplash

Os planetas anões, assim como os planetas do sistema solar, orbitam ao redor do Sol e são grandes o suficiente para manter sua forma esférica. No entanto, não são considerados planetas pela regulação da UAI por não eliminarem outros objetos de tamanho semelhante perto de suas órbitas ao redor do Sol

Apesar de Plutão ser o planeta anão mais conhecido por seu status prévio como planeta, o sistema solar possui diversos outros planetas anões, como:

  • Ceres
  • Makemake
  • Haumea
  • Éris
Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais