Foto de Cats Coming: https://www.pexels.com/pt-br/foto/gato-cinza-perto-de-vaso-cinza-com-girassol-674580/
Plantas de sol são aquelas que vivem bem sob luz solar plena. Apesar de todas as plantas precisarem dos raios de sol para sobreviver — devido ao processo de fotossíntese —, algumas espécies podem sofrer ao receberem muita luz durante o dia. Isso porque suas folhas e flores podem queimar e perder umidade com facilidade. Entretanto, existem plantas que se adequam bem a locais com luz solar plena e direta.
Se você tem um quintal em casa, ou uma varanda grande, que recebe bastante luz solar, então pode se beneficiar de um jardim de plantas de sol. A seguir separamos algumas espécies que se dão bem com luz direta e são de baixa manutenção. Confira:
De floração abundante e flores simples, a calibrachoa é parente próxima das petúnias. A sua ramagem densa e bem ramificada permite que ela possa ser plantada em canteiros ou em jardins grandes. Por precisar de bastante incidência solar, essa espécie não sobrevive em locais sombreados e precisa de pelo menos quatro a seis horas diárias de sol.
A estrela-do-Egito também tem uma floração abundante e muitas ramificações. Ela floresce durante o verão e aguenta dias de muito calor e umidade. A espécie é de tamanho médio, perfeitas para canteiros e jardins.
Além disso, a Pentas lanceolata pode ser obtida nas cores vermelho, rosa e lavanda. Por fim, seu quintal pode ser preenchido por borboletas, abelhas e beija-flores, que são atraídos por essa planta de sol.
Podendo alcançar até um metro e noventa de altura, a abélia é uma espécie de baixa manutenção que ajuda a controlar a erosão do solo. A sua ramificação é pequena, mas é densa e repleta de folhas. As flores são pequenas, em formato de trompetes, com uma coloração branca a rosa. O florescimento da espécie só acontece no final do verão e início do outono, quando as folhas ficam roxas.
A planta de sol vive bem em localizações com sol direto e sombreamento. Seu solo deve ser bem drenado, e o único requisito para mantê-la viva e saudável é a rega regular pelo menos uma vez na semana.
Com pequenas flores roxas e lilás, a Angelônia é uma espécie de planta de sol com grande ramificação. Além de se viver tranquilamente com contato direto com a luz solar, a planta só precisa ser regada uma vez na semana, mesmo em dias muito quentes. O solo precisa ser rico em nutrientes e bem drenado, ela pode ser plantada em vasos e diretamente na terra.
Existem diversas variedades de azaleias, a maioria delas são de baixa manutenção, porém certifique-se de verificar qual espécie você está comprando para ter certeza. Você pode plantar essa espécie em contato direto com o sol e em um solo bem drenado, levemente ácido. Por não gostarem de solos secos, é importante verificar a umidade da terra uma vez ou outra.
O cacto-margarida, apesar do nome, é uma suculenta que cresce até mesmo na areia. A espécie é perfeita para jardins com pedras e pode ser plantada em frestas de escadas e paredes. As suas flores podem ser encontradas nas cores vermelho, laranja, amarelo, roxo e branco.
Mesmo sendo uma suculenta, que geralmente precisa de poucos cuidados, o cacto-margarida pode ser um pouco exigente e requer mais regas e fertilizações que outras espécies. A planta de sol pode ser plantada com outras variedades no mesmo vaso ou terreno.
A flor-canhota tem esse nome por sua flor conter apenas cinco pétalas, todas viradas para o mesmo lado, semelhante a uma mão. Ela é nativa da Austrália e tem uma estrutura resistente, que pode fornecer até 25 anos de vida para a espécie. Esta planta de sol adora o calor, cresce bem sob baixa umidade e seca moderada e não precisa de muita fertilização para florescer.
Essa é uma das espécies mais fáceis de cultivar sob sol pleno. Ela pode ser facilmente encontrada em florestas e matagais abertos, além de canteiros de estradas e campos, por ser uma flor selvagem de rápida propagação. Seu florescimento ocorre durante o verão e início do outono. Sua aparência é semelhante a margarida branca, só que suas pétalas são amarelas.
A Iris germanica é uma planta de sol perene de baixa manutenção, que quando plantada em uma localização com alta incidência solar pode crescer facilmente e ter um florescimento saudável. Ela é tolerante a diversas condições do solo, mas prefere uma terra úmida e bem drenada.
Além disso, a íris floresce durante a primavera, e pode ter uma coloração amarela, roxa, azul, rosa e laranja. A planta de sol se espalha devagar e pode ser dividida, para a produção de mudas, uma vez a cada ano.
O alho-social tem esse nome devido ao aroma forte de alho que libera no ar, até mesmo quando não está florescendo. Suas flores são delicadas, e podem ser plantadas em pequenas quantidades em jardins e vasos. Além de ser resistente à luz direta do sol, a planta é uma PANC (planta alimentícia não convencional) e suas folhas e bulbos podem substituir o alho.
O crisântemo é uma planta de fácil propagação e crescimento em vasos. Ela floresce durante o outono e primavera, e pode chegar até um metro de altura. Sua aparência pode ser semelhante a da margarida, com coloração rosa, vermelha, amarela, laranja e branca. Seu plantio pode ser feito sob sol pleno.
O girassol é uma planta alta, com muitas ramificações e uma aparência semelhante a de arbustos. Essa espécie é anual e pode ser plantada em vasos, com crescimento reduzido, ou em jardins e campos. Suas flores são amarelas e chamam a atenção de abelhas e borboletas, que ajudam na polinização da planta de sol. Importante lembrar que, apesar de parecer delicado, o girassol é resistente a secas e só precisa ser regado uma vez na semana.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais