O cultivo de plantas ricas em néctar é uma prática de extrema importância para a biodiversidade. Além de complementarem jardins e outras áreas verdes, essas espécies de plantas também contribuem para a segurança e alimentação de animais polinizadores — com quem possuem relacionamentos mutualísticos e simbióticos.
O néctar é a base da alimentação de muitos polinizadores e também é uma das peças mais importantes na relação entre animais e plantas. A sua produção como uma recompensa aos animais marca o que é conhecido como coevolução — a evolução de duas ou mais espécies que se afetam mutuamente.
A relação entre polinizadores e as plantas é simples: as plantas produzem o néctar, que atrai animais, que se alimentam do néctar e acabam espalhando o material genético das plantas a partir do pólen. Ou seja, criando a dependência e mutualidade entre espécies.
Por isso, ao plantar plantas ricas em néctar, é possível aumentar a interação benéfica entre espécies.
O néctar é uma secreção doce produzida nos nectários, ou glândulas, em flores, caules e folhas de plantas. Ele é composto por uma solução aquosa dos açúcares frutose, glicose e sacarose, além de conter traços de proteínas, sais e ácidos.
Além de alimentar os polinizadores, o néctar possui outras funções em diferentes espécies de plantas, como:
A quantidade de néctar produzida pelas plantas depende da espécie. De acordo com uma pesquisa de 1983, outros fatores que contribuem para a sua produção incluem:
Ao plantar plantas ricas em néctar, você contribui diretamente para a resiliência e estabilidade de plantas e animais. As interações entre essas espécies aumentam, o que resulta na polinização de mais plantas e na criação de mais animais, que se alimentam de néctar e pólen.
Além disso, “ao garantir que temos espécies de plantas ricas em néctar presentes durante todo o ano, podemos ajudar muitas populações de polinizadores que estão ameaçadas pela atividade humana e pelas mudanças climáticas e ajudar a deter as perdas de biodiversidade”. (1)
Adicionalmente, isso também pode garantir uma maior produção de alimentos para o consumo humano. De fato, cerca de 80% das plantas e 75% das principais culturas alimentares dependem do trabalho dos polinizadores.
Algumas plantas são melhores em atrair polinizadores diferentes, como por exemplo:
Abelhas
Borboletas
Beija-flor
Em geral, a maior aposta para cultivar um jardim cheio de plantas ricas em néctar é procurar plantas nativas da sua área. Polinizadores regionais co-evoluíram com plantas nativas ao longo do tempo, resultando em um tipo de relacionamento de mútuo benefício. Portanto, a interação entre ambas as espécies acaba sendo mais bem-sucedida em comparação com espécies não-nativas.
As plantas nativas também estão bem adaptadas ao seu clima, tornando-as uma escolha sustentável, que será mais fácil de preservar a longo prazo. Por isso, procure saber quais são as plantas nativas da sua região e plante uma porção delas em seu jardim.
Saiba mais sobre como atrair polinizadores na nossa matéria:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais