Se você está buscando dicas de plantas tropicais para casa, então veio ao lugar certo. Essas espécies são famosas por suas cores quentes, aparência marcante, graças a folhagem escura e a fragrância forte. Cuidar delas em um país como o Brasil, de clima tropical, é fácil e prático e pode ser feito até por quem não tem muita experiência.
Por crescerem nas florestas tropicais, elas estão acostumadas com a sombra das árvores e a luz indireta do sol. Isso significa que criar uma planta tropical dentro de casa não é uma ideia mirabolante. Afinal, você pode deixá-la em um local fechado, com alguns raios de sol entrando, e ela ainda vai viver tranquilamente. Desde que sejam feitos os cuidados necessários.
Além da preferência pela luz indireta, as plantas tropicais gostam de locais úmidos. Ou seja, elas podem ser criadas em ambientes internos como banheiros, quintais e lavanderias. Lembre-se de não exagerar na hora de regar a espécie. Por mais que elas gostem da umidade, uma quantidade exagerada pode causar problemas, apodrecendo as raízes e criando fungos.
Conhecida por sua grande folha verde escura, em formato de orelha de elefante, a espécie cresce facilmente em locais fechados e tem uma folhagem marcante. Elas preferem um solo rico e bem drenado que precisa ser adubado regularmente. Certifique-se de manter a umidade, mas evite raízes muito molhadas.
A amarílis é uma espécie que cresce o ano todo, tem formato de um sino alongado e um tom de laranja claro. Essa planta tropical para casa precisa de uma boa quantidade de luz solar durante o dia. Porém, exige apenas um bom solo drenado para que cresça com sucesso.
A Anthurium andraeanum é uma espécie de planta tropical famosa por sua flor vermelha que parece ser feita de plástico, e um esporão amarelo. O antúrio pode ser facilmente encontrado como muda, e apesar de ter um crescimento demorado, tem um resultado muito gratificante.
Plante-a em um pote com solo úmido, com as raízes não muito molhadas, e deixe-a em uma região da casa onde pode ter acesso a luz indireta do sol. Normalmente essa planta tropical cresce até 45 centímetros.
Também conhecida como Strelitzia reginae, essa espécie dificilmente floresce quando criada em ambientes internos. Entretanto, mesmo que ela nunca cresça sua bela flor, semelhante a um pássaro, ainda tem uma aparência marcante e que adorna residências e escritórios.
Forneça a essa planta tropical perene bastante luz solar, e regue o vaso apenas quando a terra parecer meio seca. Geralmente essa rega pode ser feita de dez em dez dias, ou a cada duas semanas.
Essa é uma planta tropical bulbosa que pode ser altamente tóxica. Isso faz com que ela seja usada para caça e venenos de pesca. Além disso, o lírio-de-sangue tem propriedades medicinais. Logo, é comumente usado por comunidades tradicionais para a cura de problemas como tosse e má digestão.
O crescimento da flor da espécie ocorre entre junho e julho e ela sobrevive sob luz solar plena ou sombra parcial. Evite ter essa espécie de planta tropical em casa se você tiver animais de estimação ou crianças pequenas.
As bromélias são a espécie mais fácil de se criar dentro de ambientes fechados. Elas podem ser encontradas em vermelho, verde, roxo, laranja ou amarelo, com diferentes padrões e texturas.
Quando plantadas em um solo bem drenado ou arenado, as bromélias crescem bem. A sua rega pode ser feita uma vez por semana e ela lida bem com o contato direto com os raios solares.
A Crassula ovata, ou planta Jade, é uma espécie de suculenta com folhas verdes brilhantes, com uma ponta roxa. Originalmente encontradas na África do Sul, elas são de fácil cultivo, já que podem viver com luz indireta e pouca água. Isso porque suas folhas grossas servem como reservatório de água.
Popularmente encontrada no Havaí, a dracena-vermelha é uma planta com folhas verdes compridas, com algumas manchas avermelhadas. Também é possível achar variedades de tom amarelo e branco.
Com alguns cuidados necessários, como acesso a luz indireta e a umidade regular, essa espécie cresce e libera um odor marcante. Por ser nativa de uma região tropical, ela se dá bem em altas temperaturas.
A helicônia é uma planta tropical com brácteas, que escondem as flores da espécie. Essas brácteas são vermelhas e amarelas e parecem garras de lagosta. Sua aparência exótica ajuda a trazer um ar marcante para o ambiente.
Natural da América do Sul, a helicônia se beneficia de meia sombra, solo úmido e calor. Ela não precisa ser podada, mas como se espalha rápido, é importante que seja plantada em um espaço delimitado.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais