Conceito foi bem aceito e deve ser testado para que se verifique a viabilidade
Benefícios como maior durabilidade, eficiência e menos tempo de manutenção – e consequentemente menos obras e engarrafamentos – têm feito com que a Holanda estude, atualmente, substituir o asfalto de suas ruas e avenidas por um asfalto de plástico reciclado.
Batizado de PlasticRoad, o modelo desenvolvido por uma subdivisão da empresa holandesa VolkerWessels, utiliza apenas material reciclado como matéria-prima para a produção das seções da estrada, que podem ser pré-fabricadas.
A empresa garante que o material aguenta temperaturas mais elevadas, resistindo a um calor de até 80°C.
Entre as vantagens prometidas estão menor periodicidade de manutenção e uma durabilidade maior, o que significa menos obras e, consequentemente, menos engarrafamentos. A construção também seria mais rápida, reduzindo de meses para semanas o tempo necessário.
Outro benefício indicado é que a estrutura oca das seções gera um espaço que pode ser usado para a passagem de cabos de energia ou encanamento de esgoto, por exemplo.
Embora seja ainda um conceito, a VolkerWessels espera concluir a primeira via pública totalmente pavimentada com plástico reciclado em um prazo de três anos, informou o jornal The Guardian.
Agora é preciso produzir e testar o projeto. Por isso a empresa responsável pela ideia está à procura de parceiros. A cidade de Roterdã já se mostrou interessada e disponibilizou uma espécie de laboratório para que a PlasticRoad seja testada.
Fonte: EcoD