PNUD firma parceria para criar fundo de financiamento da Agenda 2030

Compartilhar

Na última quinta-feira (18), a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) firmaram um acordo que dá origem ao Fundo Nacional de Promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O fundo buscará captar recursos públicos e privados, nacionais e internacionais, para torná-los disponíveis ao setor nacional de fomento de forma a acelerar o cumprimento da Agenda 2030 e financiar projetos sustentáveis.

O PNUD é a agência das Nações Unidas que tem como principal mandato a promoção da redução da pobreza e das desigualdades, e o aumento do desenvolvimento humano de maneira sustentável.

Por Nações Unidas Brasil | A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) firmaram parceria em cerimônia realizada na última quinta-feira (18), para a criação de fundo dedicado ao financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável no Brasil, visando contribuir para o cumprimento das metas da Agenda 2030. O Fundo Nacional de Promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) formaliza a intenção das duas organizações de unir forças e construir, conjuntamente, um mecanismo de direcionamento de recursos em prol dos ODS.   

A iniciativa reflete o reconhecimento de que é preciso ampliar o financiamento e o direcionamento de recursos para a Agenda 2030. Assim que for estabelecido, o fundo buscará captar recursos públicos e privados, nacionais e internacionais, para torná-los disponíveis ao setor nacional de fomento, permitindo aos bancos de desenvolvimento subnacionais um maior apoio no cumprimento dos ODS.   

O PNUD é a agência das Nações Unidas que tem como principal mandato a promoção da redução da pobreza e das desigualdades, e o aumento do desenvolvimento humano de maneira sustentável. Como integrador da Agenda 2030, o PNUD enxerga que a promoção do Financiamento para o Desenvolvimento (Financing for Development) é importante para assegurar o direcionamento de recursos no montante necessário, de forma a assegurar que os ODS sejam alcançados. 

Desenvolvimento – Para a representante do PNUD no Brasil, Katyna Argueta, o tema do Financiamento para o Desenvolvimento é hoje visto como um facilitador no plano estratégico da organização e na busca do desenvolvimento sustentável. “Esta parceria bilateral renderá importantes frutos para o país, alavancando recursos de diferentes fontes e origens para apoiar o desenvolvimento local, e auxiliando na transição para o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, como a Agenda 2030 e o Acordo de Paris”, conclui. 

“O acordo para o desenvolvimento de um Fundo ODS é, sem dúvida, um dos mais importantes frutos da parceria da ABDE com o PNUD, reflexo da prioridade dada pelo sistema nacional de fomento a essa agenda, o que se dá pelo reconhecimento de que é preciso ampliar o financiamento e o direcionamento de recursos das nossas instituições de fomento para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, explica a presidente da ABDE e do Badesul, Jeanette Lontra.

A ABDE reúne e representa 33 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) públicas e privadas no Brasil, incluindo bancos públicos federais, bancos e agências de fomento subnacionais, do sistema cooperativo, além da Finep e Sebrae. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF), que representa mais de R$ 1,9 trilhão em operações de crédito, além de contar com larga experiência na criação e administração de fundos para projetos de desenvolvimento.

Este texto foi originalmente publicado por Nações Unidas Brasil de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Vitor Barreiros

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais