Por Roberta Zandonai em Nações Unidas Brasil — Antes da 5ª Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-5.2), a cientista-chefe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Andrea Hinwood, lançará oficialmente o relatório Fronteiras, principal documento do PNUMA para a ocasião da UNEA. O lançamento ocorrerá durante uma coletiva de imprensa on-line às 8h, horário de Brasília, nesta quinta-feira (17).
A UNEA-5.2 será realizada – presencialmente e online – na sede do PNUMA em Nairóbi, no Quênia, de 28 de fevereiro a 2 de março de 2022. A UNEA será precedida pela 5ª reunião do Comitê de Representantes Permanentes (21 a 25 de fevereiro). Além disso, será seguida por uma sessão especial da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente para comemorar o 50º aniversário do PNUMA (3 e 4 de março).
Os três eventos são abertos a jornalistas para participação presencialmente ou virtual. O prazo de inscrição para cobrir a UNEA-5.2 é dia 18 de fevereiro.
A 5ª sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente será realizada – presencialmente e online – na sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em Nairóbi, no Quênia, de 28 de fevereiro a 2 de março de 2022.
A UNEA-5 será precedida pela 5ª reunião do Comitê de Representantes Permanentes (21 a 25 de fevereiro). Além disso, será seguida por uma sessão especial da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente para comemorar o 50º aniversário do PNUMA (3 e 4 de março). Os três eventos são abertos a jornalistas para participação presencialmente ou virtual.
Jornalistas são incentivados a registrarem-se para cobrir a UNEA-5. O prazo para inscrição foi prorrogado até o dia 18 de fevereiro de 2022.
Participação deve ser confirmada o quanto antes, pois o espaço será limitado devido às restrições da COVID-19.
Inscrições para participação presencial podem ser feitas em: https://indico.un.org/event/1000360/registrations/6865/
Já para participação online, inscreva-se em: https://indico.un.org/event/1000360/registrations/6863/
Confira a agenda e eventos:https://www.unep.org/environmentassembly/unea-5.2/schedule
Coletiva de Imprensa: Lançamento do relatório Fronteiras 2022
Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022, 8h (horário de Brasília)
Antes da 5ª Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-5.2), a cientista-chefe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Andrea Hinwood, lançará oficialmente o relatório Fronteiras, principal relatório do PNUMA para a ocasião da UNEA. O lançamento ocorrerá durante uma coletiva de imprensa on-line às 8h, horário de Brasília, na quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022.
- O relatório Barulho, Chamas e Descompaso: Questões Emergentes de Preocupação Ambiental foca em poluição sonora, incêndios florestais e mudanças fenológicas.
- Esta é a quarta edição do Relatório Fronteiras, publicado pela primeira vez em 2016 como um alerta para o risco crescente de doenças zoonóticas, quatro anos antes do início da pandemia de COVID-19.
Quando: Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2022
Horário: 8h (horário de Brasília)
Duração: 1 hora
Painelista:
· Sra. Andrea Hinwood, Cientista chefe, PNUMA
· Sr. Maarten Kappelle, Líder da Unidade de Avaliações Científicas, PNUMA
· Sr. David Da Silva, Alto Comissário em exercício, Alto Comissariado do Canadá para o Quênia no Governo do Canadá
· Sr. Khaled Samy Al-Abyad, Embaixador e representante permanente do Egito
* Os autores do relatório estarão à disposição para responder perguntas da imprensa
Inscreva-se antecipadamente para a coletiva de imprensa neste link:
https://unep-org.zoom.us/webinar/register/WN_tnKLRnoTT–_dQFinS95xw
Após a inscrição, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como participar.
Para receber o relatório completo e o comunicado de imprensa sob embargo, em inglês, e enviar perguntas antes do lançamento, entre em contato com a Sra. Keisha Rukikaire (rukikaire@un.org) e o Sr. Moses Osani (moses.osani@un.org)
Observação: todos os documentos estão sob embargo até às 8h (horário de Brasília) de quinta-feira de 2022 e podem sofrer pequenas alterações antes da publicação oficial.