Afinal, pode colocar pão na composteira?
Aparentemente não. O alimento em si é compostável, porém, assim como todo derivado do trigo, o pão possui uma decomposição muito lenta em comparação com outros alimentos. Por isso, ele pode atrair pragas e comprometer o resultado final da compostagem.
Essa questão, entretanto, é um assunto constantemente debatido dentro da comunidade. Por outro lado, muitas pessoas acreditam que sim, você pode colocar pão na composteira.
Como a composteira faz parte do processo de compostagem doméstica, é melhor não arriscar. Porém, isso não significa que ele não pode ser usado em outros tipos de compostagem. A compostagem seca, por exemplo, é uma alternativa, embora mais difícil de fazer em alguns tipos de residência.
Contudo, existem algumas considerações a serem feitas antes do processo. Alguns ingredientes do pão não podem ser usados na compostagem. Leite e outros laticínios, por exemplo, também atraem organismos indesejados ao composto.
Além disso, acredita-se que para obter um melhor resultado, é necessário usar pão velho ou mofado durante o processo.
Além da compostagem seca, o pão pode ser adicionado no processo de bokashi — um tipo de compostagem que tem como principal método a fermentação. O produto desse tipo de compostagem é diferente do húmus proveniente da vermicompostagem tradicional com minhocas. No sistema bokashi, o resultado é um líquido chamado “chá de bokashi”, mas ele também é usado como adubo orgânico.
Entenda mais em:
Após se certificar de que o pão atende as condições para a compostagem, siga o nosso passo a passo para fazer sua compostagem seca:
O bokashi é o melhor método para fazer a compostagem do pão. Confira:
Quer aprender mais sobre o processo de compostagem? Confira o nosso vídeo:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais