Os pólipos nasais são tumores benignos encontrados no tecido da mucosa do nariz, comumente causados por inflamações crônicas. Apesar de não ser uma condição grave, se não for controlada pode resultar na obstrução nasal e impedir a respiração. Apesar de poderem surgir em qualquer pessoa, eles são mais comuns em adultos.
A região da mucosa nasal é uma parte úmida e fina que serve como proteção para o nariz. Durante uma irritação, causada por alergias ou inflamações, ela pode se tornar inchada e vermelha. Além disso, ela produz um líquido que pode ajudar na formação dos pólipos, caso a inflamação dure mais tempo do que o esperado.
Nesse caso, o pólipo nasal é um crescimento de pele na mucosa que pode resultar no bloqueio das vias nasais, e consequentemente, na perda de olfato. É possível que a condição também seja chamada de carne esponjosa do nariz, assim como outros problemas, por exemplo:
Os pólipos nasais podem surgir sem uma causa aparente, porém, eles geralmente estão ligados a problemas respiratórios. As principais causas desse tumor benigno são:
Algumas pessoas são mais propensas a desenvolver os pólipos nasais. Porém, isso depende de questões genéticas. Ou seja, se houver histórico familiar, o indivíduo também pode desenvolver tumores benignos.
Os pólipos nasais podem passar despercebidos quando ainda estão em tamanho reduzido. Isso porque eles não apresentam nenhuma sensação nervosa, e só serão identificados caso obstruam a passagem de ar. Os principais sinais de que você pode estar com a condição são:
Os sintomas dos pólipos são semelhantes ao de um resfriado comum. Porém é fácil diferenciá-los, afinal, o resfriado dura apenas alguns dias, enquanto os pólipos nasais só melhoram depois do tratamento adequado.
O desenvolvimento de pólipos depende dos cuidados de quem sofre com a condição. Caso os tumores não sejam identificados ainda em fase inicial, ou tratados ainda em tamanho médio, a pessoa pode enfrentar o aumento considerável de seus pólipos nasais.
Para identificar este tipo de carne esponjosa do nariz, um especialista irá usar um instrumento com luz, como um otoscópio ou endoscópio, para tentar enxergar os pequenos tumores.
Caso o pólipo esteja em uma cavidade profunda dos seios paranasais, o médico pode solicitar uma endoscopia nasal. O procedimento consiste em guiar um tubo flexível, equipado com uma câmera e luz, entre as passagens nasais para encontrar os tumores benignos.
Exames de imagem podem ser necessários para determinar o tamanho dos pólipos nasais e sua exata localização. Além disso, esses exames podem dizer se os tumores foram capazes de deformar os ossos da área.
Por fim, profissionais da área da saúde também podem realizar testes de alergia para identificar qual a causa da inflamação recorrente na mucosa. Os pólipos nasais não são comuns em crianças, e quando surgem podem estar ligados a doenças genéticas como a fibrose cística.
O tratamento de pólipos nasais é feito através do uso de medicamentos, orais ou tópicos, para reduzir o tamanho dos tumores. Os remédios usados são sprays, cápsulas ou injeções de esteróides. Se você parar de aplicar o tratamento a probabilidade dos tumores voltarem é grande.
Além disso, a aplicação de anti-histamínicos e antibióticos pode ser feita para tratar as alergias ou infecções que podem estar relacionadas ao diagnóstico.
Em casos graves, onde os medicamentos não fazem efeito e os pólipos ficam grandes, é possível realizar cirurgia para sua retirada. Durante o procedimento o médico faz a retirada do tecido esponjoso com uso dos equipamentos adequados, com intuito de retirar todo o tumor.
Situações mais complicadas, como em pessoas com pólipos nasais maiores do que o normal, pode ser necessário alargar as entradas das cavidades dos seios paranasais. Depois da realização da cirurgia a pessoa precisará aplicar sprays de esteroides constantemente para evitar o retorno dos pólipos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais