Por que consumimos produtos ambientalmente corretos?

Para pesquisadores canadenses, motivos têm mais ligação com imagem perante outrem do que preocupação ambiental

Pesquisadores da Universidade de Concórdia, no Canadá, estudaram um problema complexo: o que faz as pessoas consumirem produtos e serviços ambientalmente amigáveis? Infelizmente, de acordo com o estudo, a razão não é o fato de nos importarmos com o meio ambiente, e sim a preocupação em como somos percebidos pelos outros, o que, na era das selfies, faz todo o sentido.

O estudo identificou as razões que fazem as pessoas estarem dispostas a gastar um pouco mais para serem ambientalmente corretas. Basicamente, os consumidores que se definem a partir das percepções dos outros estão mais suscetíveis a realizar o consumo sustentável, mesmo que o preço desses produtos seja um pouco mais caro. Os pesquisadores dizem que esse fato pode ser incrivelmente útil para incentivar o consumo em culturas as quais os relacionamentos sociais são mais centrados na individualidade.

O pesquisador chefe do estudo, Onur Bodur, introduziu o conceito de “efeito da profecia autorrealizável”. Basicamente, ele faz com que as pessoas se sintam culpadas ao realizarem decisões de consumo que não tenham aprovação em seu círculo social.

O estudo demonstrou como esse efeito pode ser usado por comerciantes para aumentar as preferências por produtos ambientalmente amigáveis. Os pesquisadores mostraram aos consumidores duas propagandas: uma com uma mensagem de sustentabilidade e uma neutra. A partir de então foi perguntado se os indivíduos comprariam os produtos que eram mais amigáveis ambientalmente. Aqueles que foram expostos à propaganda sustentável se mostraram mais propensos a consumirem os produtos sustentáveis quando comparados àqueles que foram expostos à mensagem neutra.

Os pesquisadores aprimoraram o estudo introduzindo nos anúncios um par de “olhos observadores” a partir de uma imagem de um rosto ou de um grupo que parecia ter contato visual com o consumidor. Isso aumentou a preferência para o consumo dos produtos sustentáveis ainda mais, de acordo com Bodur.

Os resultados desse estudo sugerem que, introduzindo uma demanda de predileção a uma audiência, em uma campanha de marketing, as vendas de produtos sustentáveis aumentariam, ajudando a impulsionar comportamentos mais benéficos ao meio ambiente.

No entanto, além das limitações da pesquisa, é preciso ficar atento, pois essas técnicas poderiam ser facilmente utilizadas para greenwashing.


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