Cidade das bicicletas, cidade sustentável, cidade modelo, capital verde. Todos esses nomes são característicos de Copenhague, a capital da Dinamarca. O município possui um investimento em meios de transporte sustentáveis, o que melhora a qualidade de vida de seus habitantes. Mas não é só isso. Veja alguns outros motivos:
A onda dos Pocket Parks começou por lá. Trata-se do reaproveitamento de locais públicos pouco utilizados, como esquinas, para fazer um pequeno parque, com cerca de 5 mil metros quadrados. Eles servem como mais espaço verde de descanso em meio à rotina. A meta é que, até 2015, haja 14 em toda a cidade.
Copenhagen também fornece aos seus cidadãos água que não contém cloro.
Em 2011, 68% dos alimentos servidos nas cozinhas e lanchonetes das instituições municipais eram orgânicos. A meta é que 90% dos alimentos servidos nas cozinhas e cafeterias da cidade sejam orgânicos até 2015.
Em Copenhague, seis dos sete departamentos municipais (o que representa dois terços dos funcionários) têm sistemas certificados de gestão ambiental.
Foi traçado um plano de mudanças climáticas do município, que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% (em relação 2005) até 2015. O plano prevê também que a cidade seja neutra em carbono até 2025.
Hoje, a cidade totaliza 338 km de ciclovias dispostas em ruas planas e bem sinalizadas, estacionamentos especiais e até pontes exclusivas e a cidade conta com adesão de 37% da população a esse tipo de transporte. Porém, o plano é de convencer 50% da população a adotar a bicicleta como veículo oficial até 2015.
Como há muita gente pedalando por lá, inovações são criadas para melhorar a vida dos ciclistas. Uma delas foi a ciclovia suspensa chamada de Cykelslangen (veja mais), mas existem muitas outras. Dê uma olhada no vídeo abaixo (em inglês) para conferir:
Tudo isso fez com que a cidade fosse eleita a mais verde da Europa, de acordo com uma pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais