A Porto Seguro lançou, no dia 8 de junho, um programa nacional de logística reversa para cartões de plástico (de crédito e débito, de planos de saúde, entre outros). Inicialmente, as máquinas “Papa Cartão” vão funcionar em diversos pontos de São Paulo e nas sucursais da empresa em Santos, Campinas, Belo Horizonte e Florianópolis.
O equipamento inutiliza os cartões e os prepara para serem reciclados e transformados em novos produtos. O projeto tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), mais de 700 milhões de cartões estão em circulação no país. “Poucas pessoas sabem que o plástico é 100% reciclável e que transformá-lo em novos produtos gera benefícios sociais, econômicos e ambientais. Acreditamos que esta é uma excelente oportunidade de reaproveitamento desse material, uma vez que existem poucas iniciativas destinadas a isso” explica Marcos Loução, diretor da Porto Seguro Cartões.
As máquinas Papa Cartão poderão ser encontradas em estações do metrô, shoppings e empresas parceiras localizadas na capital paulista. Para descartar os cartões, basta colocá-los na fenda indicada na máquina e girar a manivela. O material coletado será destinado a empresas especializadas na criação de produtos a partir de materiais em PVC reciclado. Além de sustentável, a utilização das máquinas é uma garantia do sigilo dos dados e informações do cliente, uma vez que os plásticos são picotados.
Os cartões são nocivos porque contêm substâncias não biodegradáveis, como chips, tintas e tarjas magnéticas. Esses elementos são altamente tóxicos e causam danos ao solo, águas, fauna e flora (saiba mais sobre composição de cartões plásticos: “Onde descartar cartões plásticos sem uso?“).
Para saber em que lugar as máquinas Papa Cartão estão, clique aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais