A produtora portuguesa Sardinha em Lata lançou um curta de animação ecológico, todo produzido com papel. A ideia surgiu quando um de seus realizadores, José Miguel Ribeiro, viu caixotes de lixo cheios de papel e cartões, em uma noite de Natal, e quis reaproveitar o material para uma produzir uma animação.
“Dodu, Papel de Natal” traz a história de um rapaz de papel que faz uma viagem fantástica em um mundo feito de material reciclável. Para que o filme pudesse começar a ser feito, foi reunido papel e cartão em bom estado para a montagem das personagens e dos cenários. Todo o material foi recolhido próximo à região de Montemor-o-Novo, no Alentejo, em Portugal.
A reciclagem do papel é economicamente viável por vários motivos. Alguns deles são: a reciclagem gera 70% menos poluição do que a fabricação do papel novo; reciclar uma tonelada de papel evita o abate de 12 árvores, sem contar que o material demora de dois a seis meses para se decompor. Um detalhe importante: papel sujo, celofane, papel alumimizado, vegetal e fotografias não podem ser reciclados.
Outra maneira de evitar danos é usar ao máximo cada folha de papel. Desse modo, você reduz os impactos ambientais da sua. Veja essa e outras dicas aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais