Ativistas climáticos defendem a proibição de SUVs em áreas urbanas e investimentos maciços em transporte público gratuito e abrangente
Ativistas climáticos defendem a proibição de SUVs em áreas urbanas e investimentos maciços em transporte público gratuito e abrangente
O aumento global contínuo nas vendas de Veículos Utilitários Esportivos (SUVs, na sigla em inglês) elevou as emissões de gases-estufa para quase 1 bilhão de toneladas de dióxido de carbono em 2022, de acordo com a Agência Internacional de Energia. Esses veículos são maiores e mais pesados que os carros comuns e consomem em média 20% a mais de combustível.
Para se ter uma ideia, se os SUVs fossem um país, seriam o sexto mais poluente do mundo. Os veículos utilitários esportivos de 330 milhões nas estradas produziram emissões equivalentes às emissões nacionais combinadas do Reino Unido e da Alemanha no ano passado.
Para chamar atenção dos consumidores e das montadoras a respeito da gravidade dos impactos decorrentes do uso de SUVs, os ativistas climáticos do coletivo Tire Extinguishers esvaziaram os pneus de centenas de SUVs na Europa usando lentilhas, pouco antes do lançamento de uma campanha de publicidade.
A preocupação dos ambientalistas é justificada pelo cenário de crise climática exposto nos últimos relatórios do IPCC e pelos eventos climáticos extremos já vivenciados no planeta.
Em um planeta superaquecido, é radical e arriscado permitir publicidades que incentivem comportamentos ecocidas apenas pelo lucro.
Mesmo assim, nada tem sido feito. As compras de SUVs dispararam nos últimos anos, passando de 20% dos carros novos em 2012 para 46% de todos os carros no ano passado.
O aumento continuou em 2022, incluindo um crescimento significativo nos EUA, Índia e Europa, apesar do número total de carros vendidos ter caído ligeiramente.
Julia Poliscanova, diretora sênior de veículos e mobilidade do grupo de campanha europeu Transport & Environment, disse: “As montadoras estão descartando carros pequenos em busca de lucro. VW, Stellantis e BMW disseram que estão se movendo para vender menos carros e se concentrar em modelos SUV mais premium. Mas carros maiores colocam mais pressão no planeta.”
Elétricos também geram impactos nocivos
Cerca de um em cada seis SUVs vendidos em 2022 eram elétricos. Ainda assim, de acordo com os especialistas da Agência Internacional de Energia, isso não é o suficiente para o clima: “Os SUVs elétricos estão crescendo em popularidade, mas não com rapidez suficiente para compensar o aumento do consumo de petróleo e das emissões da frota mais ampla.
“Os SUVs elétricos também exigem baterias maiores para alimentá-los, portanto, um mercado crescente de SUVs elétricos imporia pressão adicional nas cadeias de suprimentos de baterias e aumentaria ainda mais a demanda pelos minerais essenciais necessários para fabricar as baterias”.
Se a iniciativa privada não se toca, é preciso regulamentar
As cidades visadas pelos ativistas climáticos incluem Londres, Paris, Berlim e Milão. Eles afirmam ter esvaziado mais de 10.000 pneus no ano passado em 17 países, incluindo os EUA e a Nova Zelândia, usando lentilhas para obstruir as válvulas de ar abertas.
Um porta-voz disse ao The Guardian: “As coisas estavam quietas durante o inverno, mas agora estamos prontos para mais um ano de ação baseada em lentilha. Agimos porque os políticos não darão nem passos de bebê para tornar nossas ruas e clima seguros. Não vamos parar até que esses veículos poluentes sejam história”.
Os ativistas defendem “proibição de SUVs em áreas urbanas, taxas de poluição e investimentos maciços em transporte público gratuito e abrangente”.
As vendas de carros elétricos dispararam em 2022, disse a AIE, aumentando 60% em relação a 2021, para mais de 10 milhões de veículos. No entanto, 29 milhões de SUVs não elétricos foram vendidos.
“Para os motoristas, isso significa modelos mais caros e custos operacionais mais altos, especialmente em um momento de altos preços de energia”, disse ela. “Dadas as apostas, os reguladores devem garantir que os carros pequenos europeus não desapareçam. A melhor maneira é tributar carros grandes. Os subsídios para carros elétricos devem apoiar os veículos elétricos básicos fabricados na Europa”.
Em 2021, o National Audit Office do Reino Unido informou que o aumento das vendas de SUVs e um aumento no tráfego rodoviário anularam as reduções nas emissões de CO2 das vendas de carros elétricos.