De 5 a 9 de junho, ocorre a maratona de 500 atividades gratuitas sustentáveis espalhadas por 150 localidades da capital paulista: é a terceira edição da Virada Sustentável.
O objetivo principal do evento, segundo os organizadores, é ampliar a difusão da informação sobre sustentabilidade na sociedade, utilizando como ferramenta a arte e as atividades lúdicas, o que pode inspirar indivíduos a enxergarem o valor coletivo do tema.
Oficinas, feiras, apresentações teatrais e musicais, aulas e outros tipos de atividades irão abarcar diversas temáticas: mobilidade urbana, arte e cultura, gestão de resíduos, biodiversidade, alimentação saudável, redução de consumo, plantação urbana, recursos naturais, vida saudável, educação para a sustentabilidade, práticas zen e cidade e sustentabilidade. Clique aqui e confira a programação completa (é possível buscar por tema ou atividade).
Inspirado no sucesso da Virada Cultural, o evento sustentável chega ao seu terceiro ano mais robusto. Além do aumento no número de atrações (de 300 para 500 em um ano), as atividades ganharam mais tempo (serão cinco dias de evento – em anos anteriores, houve apenas dois dias de programação) e espaço (as zonas norte, sul, leste e oeste serão sede de eventos) para se efetivarem.
A organização do megaevento é de responsabilidade da empresa Virada Sustentável Eventos, em parceria com o poder público local, empresas patrocinadoras e organizações da sociedade civil. Segundo os idealizadores, empresas ligadas aos ramos de álcool e tabaco não são aceitas como patrocinadoras. Compensação de emissões, gestão de resíduos e incentivo à reciclagem serão os modo de a organização do evento neutralizar o impacto ambiental das atividades.
O campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP) recebe a Virada Sustentável no dia 6 de junho (quinta-feira), a partir das 9h30. Às 10h, será apresentada a mesa-redonda Comunicação, Redes Digitais e Sustentabilidade, com Margarida Kunsch, Massimo Di Felice, Sergio Bairon e Taís Brianezi. A difusão de uma prática de sustentabilidade calcada na figura do indivíduo, a partir da lógica da conectividade será discutida no encontro. O evento ocorre no Auditório Paulo Emílio, na Escola de Comunicação e Artes (ECA).
Na sequência, às 14h, haverá a exibição do filme “Quem Se Importa”, da diretora brasileira Marta Mourão, no Auditório Lupe Cotrim, também na ECA. A produção tenta mostrar a origem de novas formas de produção social de pequena escala em diversos países (veja mais aqui).
Visite o site oficial da Virada Sustentável 2013 para ter mais informações.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais