Pressão baixa produz sintomas que podem ser perigosos e exige tanta atenção quanto a mais conhecida pressão alta
A pressão baixa, também chamada de hipotensão arterial, ocorre quando a pressão atinge 9 por 6 (90 milímetros de mercúrio – mmHg – por 60 mmHg) ou valores inferiores. Na maioria dos adultos saudáveis, a queda da pressão não apresenta sintomas ou problemas.
Além disso, algumas pessoas que praticam exercícios físicos com frequência podem ter a pressão mais baixa do que o que é considerado normal. Os sintomas de pressão arterial baixa aparecem quando não há sangue suficiente fluindo nos vasos sanguíneos em direção a órgãos vitais. Quando os sintomas aparecem, eles podem ser:
- Sensação de fraqueza;
- Sensação de falta de ar;
- Tontura (hipotensão postural) e dor de cabeça;
- Vista escura;
- Sensação de desmaio;
- Sono;
- Cansaço;
- Suor frio;
- Visão embaçada;
- Náuseas e vômitos;
- Fezes negras;
- Pele fria e pegajosa;
- Batimentos cardíacos rápidos e irregulares;
- Insuficiência cardíaca.
O que é que causa a pressão baixa?
A pressão baixa pode ter várias causas, dentre elas estão:
- Gravidez;
- Desidratação;
- Calor excessivo;
- Alimentação pobre em sal;
- Hipoglicemia;
- Hemorragia;
- Anemia por falta de vitamina B2 e ácido fólico;
- Problemas no coração;
- Problemas endócrinos;
- Levantar-se depois de ter ficado muito tempo sentado ou deitado;
- Ficar de pé por muito tempo;
- Estresse;
- Problemas hormonais;
- Alguns tipos de medicamentos.
O que fazer quando a pressão baixar?
Coloque a pessoa que está com a pressão baixa deitada e com as pernas levantadas, preferencialmente em cima de uma cadeira. Certifique-se que as pernas estejam mais altas do que o restante do corpo e em um local arejado. Elevar as pernas faz com que o sangue volte mais rápido para o cérebro e para o coração, normalizando a pressão.
Dê algum alimento salgado para a pessoa consumir, mas evite a ingestão direta de sal. Isso porque pode ser que se trate de uma crise de pressão alta, que às vezes tem sintomas semelhantes. O consumo de algum biscoito salgado, que contém sódio e também carboidrato, ou a ingestão de um copo de água com um pouco de sal, que ajuda a recuperar a hidratação do organismo, são boas opções.
Tratamento
Procure um médico para que recomende o melhor tratamento para o seu caso. Geralmente essa pessoa alterará ou interromperá medicamentos que diminuem a pressão arterial. Ou, prescreverá medicamentos para tratar o problema que está causando a pressão baixa.
Porém, para que a condição seja diagnosticada, um médico ou profissional de saúde pode pedir exames. A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um deles, que registra a pressão arterial por 24 horas.
No dia a dia, se você foi diagnosticado com pressão baixa ou sofre com crises de hipotensão, consuma bastante água e alimentos salgados. Nesse caso, a ingestão de água irá ajudar a resfriar a temperatura corporal. Além disso, também ajuda a eliminar o sal que for consumido a mais, evitando inchaços.
Procure fazer refeições leves e em pequenos intervalos com alimentos salgados que podem ajudar. Por exemplo: sanduíches naturais, grãos torrados e salgados ou mesmo salgados assados (evite frituras em um momento de crise de pressão baixa).
Uma dica é comer pequenas porções de amendoim salgado entre as refeições. Ou aproveitar para consumir algumas sementes de abóbora, que ajudam a regular a pressão. Tome cuidado com o excesso de doces, que pode piorar os sintomas e causar hiperglicemia.
Saiba mais sobre os benefícios da semente de abóbora para a saúde neste vídeo: