O jogo serve tanto para aprender mais sobre a arqueologia brasileira, quanto como ferramenta didática para professores em sala de aula
Chamado de “Uma História Antes do Brasil“, o jogo foi desenvolvido por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina). O grupo de Pesquisa Arise é composto pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP e pelo grupo de pesquisa em Arqueologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
O objetivo é levar ao conhecimento do público a importância dos sambaquis. Também chamados de concheiros, os sambaquis são depósitos construídos por povos antigos a partir de materiais orgânicos e calcários que passaram por um processo de fossilização. Alguns grupos indígenas os utilizavam como santuário e cemitério. Outros os escolhiam como locais especiais para construir suas malocas.
Os sambaquis são uma importante fonte de estudos, pois fornecem informações sobre povoados do território brasileiro a respeito de aspectos como alimentação, conhecimentos técnicos, fauna, flora e doenças da época. Os sambaquis são comuns em todo o litoral do Atlântico, sendo mais raros no Pacífico, mas também encontram-se exemplares até no norte da Europa.
Imagem: desenvolvedores do jogo
Veja também:
- Jogos online com pegada ecológica
- Greenpeace cria jogo online para conscientizar pessoas sobre pesca predatória
- Lixo eletrônico representa risco crescente ao meio ambiente
- Greenpeace transforma em quadrinhos luta de povo indígena contra hidrelética
- Após campanha do Greenpeace, Lego decide não renovar contrato com petrolífera