O fígado é o principal órgão catalisador de gordura e desintoxicante de todo o corpo humano. Cada molécula de gordura ingerida passa necessariamente pelo fígado, mas se ele estiver sobrecarregado por alguma das 500 outras atividades vitais de que é capaz, certamente ocorrerá um delay no seu organismo.
O fígado transforma toxinas lipossolúveis (gordura) em hidrossolúveis (água) para que o corpo possa eliminá-las mais facilmente. Dentre as suas 500 funções, o fígado é responsável por metabolizar gordura e até regular os hormônios. Não à toa ele se chama “liver” em inglês, que significa “aquele ligado ao próprio viver”.
Quando o fígado é danificado, ele pode desenvolver a doença hepática. Entre os sintomas dessa doença, estão dor abdominal, inchaço, pele e olhos que parecem amarelados, fadiga, náusea e perda de apetite. A alimentação é um dos fatores mais importantes para manter a saúde e evitar problemas no fígado.
O fígado possui uma alta demanda por vitaminas e minerais, devido às diversas atividades simultâneas; por isso, uma dieta rica em frutas, vegetais e alimentos nutritivos é ideal. Como aditivos e conservantes precisam ser filtrados, não é bom exagerar em elementos artificiais, como açúcar branco (refinado), adoçantes (que são químicos) e corantes.
Alguns alimentos bem-vindos são: cenoura, beterraba, folhas verdes e outros vegetais verdes (de preferência orgânicos). Alho, cebola e brócolis também devem entrar no cardápio de quem não quer ter problemas no fígado, já que esses alimentos contêm pequenas quantidades de enxofre, que ajuda na desintoxicação.
Além disso, se você já tem problemas no fígado ou está com a saúde do órgão debilitada, fuja da gordura, evitando fortemente alimentos como margarina, óleos refinados, gordura animal e frituras.
Uma pesquisa conduzida no Laboratório de Metabolismo Celular e Regulação Metabólica mostrou como os fígados de camundongos em uma dieta rica em gordura usaram a glicose de forma semelhante às células cancerosas agressivas. Isso sugere que, quando o fígado é exposto ao excesso de gordura, o tecido hepático não canceroso pode ter maior probabilidade de desenvolver câncer.
O ideal para prevenir doenças no fígado é começar o dia com um copo grande de água (se for de seu gosto pessoal, quente) com a metade de um limão espremido. O ácido cítrico estimula a produção de bile, um dos meios para excreção, além da urina e do “número dois”.
Também é importante beber de oito a dez copos (grandes!) de água pura e filtrada por dia. Isso ajuda a levar as toxinas para fora do seu organismo e evita problemas no fígado.
Massageie a região do fígado e da vesícula biliar, que fica abaixo das costelas do lado direito do corpo. Isso ajuda a levar mais sangue com nutrientes para a área.
Se você abusar de bebidas alcoólicas ou tomar muitos comprimidos (um para dor de cabeça, outro para cólica…) vai sobrecarregar o fígado. É de grão em grão que a galinha… Ganha uma doença crônica.
Polivitamínicos e suplementos minerais são uma boa pedida para prevenir doenças do fígado. Isso porque a deficiência de um só elemento pode desequilibrar todo o processo de purificação – mas é importante recorrer a um profissional de saúde para ver se eles são necessários.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais