Já imaginou você mesmo fazer o seu próprio delineador ou óleo essencial momentos antes de usá-los? Pois foi pensando nessa possibilidade que a estudante inglesa Lauren Davies desenvolveu seu projeto final de pós-graduação na Royal College of Art: uma penteadeira e um conjunto de ferramentas para produção de maquiagem, de maneira natural e caseira. Lauren acredita que o ritual de produção, que mistura conhecimentos recentes, ritos antigos e alquimia, pode tornar o momento de beleza mais prazeroso.
Depois de pesquisar sobre a origem da maquiagem em suas vertentes indiana e egípcia, além de estudar marcas modernas e processos de produção, Lauren chegou à conclusão de que as mulheres precisam de mais verdade, transparência e confiança. E que quando elas mesmas produzem sua maquiagem, há a emoção da descoberta e garantia de qualidade e bem-estar para o organismo.
Os instrumentos são feitos basicamente de cobre, que possui uma boa condutibilidade e remete às lembranças de tradicionais alambiques de perfume. Há também cabos de madeira Bordo, representando a expressão folclórica de criatividade; e cortiça, que possui bom isolamento térmico e não deixa a bancada esquentar. Além disso, é utilizado vidro, reforçando a ideia de transparência do processo.
Os ingredientes que darão origem à maquiagem são de origem natural, como óleo de amêndoa ou coco, cera de abelha, manteiga de karité, gel de aloe vera, pétalas de rosas, lavanda e alecrim, por exemplo. Lauren diz ainda que incentiva o uso de matérias-primas locais e cultivadas de modo sustentável, para garantir o benefício também à natureza.
No vídeo abaixo é possível conhecer como o invento funciona na prática:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais