Empresas fabricantes de sabão em pó, detergentes, amaciantes e demais produtos relacionados à limpeza doméstica e de roupas têm começado a investir em materiais concentrados e em refis, para evitar o gasto ambiental e financeiro com embalagens grandes e transporte.
Esse tipo de material tem o mesmo efeito e gastos ambientais bem menores por usar menos matéria-prima em sua composição.
No entanto, muitos consumidores ainda estão acostumados com as versões antigas e preferem a praticidade de não ter que trocar o conteúdo de embalagem.
Menos água é usada na produção dos concentrados, e porque eles são mais leves, a energia é poupada em comparação com o transporte de um objeto maior.
Os produtos concentrados reduzem a quantidade de plástico novo no meio ambiente, bem como o descarte incorreto desses recipientes quando eles estão vazios. Os concentrados também ajudam a reduzir a quantidade de sobras.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos afirma que estes produtos sustentáveis não são apenas ferramentas importantes contra o desperdício, mas que eles também podem permitir uma poupança financeira para consumidores e empresas por trás dos produtos.
As empresas economizam financeiramente em matérias-primas e custos de transportes quando seus produtos possuem menos embalagens. E essa economia pode ser repassada ao consumidor (mesmo que isso possa não ocorrer na realidade brasileira), que vê seu dinheiro ter mais valor quando compra algo que pode ser recarregado, em vez de completamente substituído.
Com os seus óbvios benefícios ambientais e econômicos, parece difícil acreditar que algumas das opções de limpeza concentradas têm levado tanto tempo para ganhar a aceitação do consumidor. Ainda assim, a indústria acena com novas opções ao mercado.
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