Por Mariana Marques em Jornal da USP — Criado no século XVI, o microscópio revolucionou a prática e o desenvolvimento da ciência. Tanto que hoje existem aparelhos que permitem aos cientistas enxergar objetos um milhão de vezes menores que o diâmetro de um fio de cabelo humano. Nas salas de aula, podem tornar o momento de aprendizado mais estimulante e interativo, permitindo que os estudantes visualizem o que estão estudando nos livros didáticos, trazendo a teoria para o plano concreto.
Pensando em tornar os microscópios acessíveis para escolas da rede pública, já que ter um desses equipamentos exige investimento e preparo dos profissionais da educação, pesquisadores e alunos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP desenvolveram um aparelho de baixo custo feito com impressora 3D e lentes reutilizadas de microscópios, usados em conjunto com um celular.
Como a ideia é usar o microscópio acessível para aulas de ciências, no estudo de tecidos orgânicos animal e vegetal, o kit criado também inclui 10 lâminas com peças histológicas e material explicativo sobre cada uma das lâminas. Todas as amostras são preparadas pelos participantes do projeto Microscópio Digital e Lâminas Histológicas para Escolas da Rede Pública de Ensino, coordenado pela professora Dania Emi Hamassaki do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB.
Ela explica que a iniciativa busca atender uma demanda que surgiu devido a outro trabalho desenvolvido no instituto, o Curso de Microscopia, que se prepara para voltar a acontecer presencialmente em 2022.
O Curso Instrumental de Microscopia do ICB é um projeto de extensão universitária que conecta a USP às instituições de ensino básico. Voltado para professores das ciências da natureza, ele busca democratizar conhecimentos sobre a histologia e o manuseio do microscópio. Como uma forma de ajudar os professores da rede pública a aplicar didaticamente o que foi aprendido no curso, os professores e alunos da USP fornecem gratuitamente o kit de lâminas histológicas para serem analisadas durante as aulas.
Este texto foi originalmente publicado por Jornal da USP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não representa necessariamente a opinião do Portal eCycle.
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