Automóveis localizados em ferros-velhos são reciclados para se transformarem em bicicletas mais sustentáveis que as normais
A grande quantidade de carros nas ruas e suas emissões de gás carbônico no ar são parte de um problema a ser combatido e resolvido. E, por incrível que pareça, uma forma de amenizar a questão pode estar no ferro-velho, onde os carros sem condições de uso são levados para serem desmontados.
Geralmente, peças dos antigos automóveis são vendidas para montadoras e lojas de carros usados. Mas um destino menos danoso ao meio ambiente pode estar as aguardando. Isso graças à agência espanhola Lola Madrid, que criou o projeto “Bicycled”. Seu objetivo é o de desenvolver bicicletas a partir de peças de carros que estão em ferros-velhos. Assim, além de dar uma solução aos resíduos automotivos, cria-se um meio de transporte limpo a partir de restos de uma máquina poluente.
Os fabricantes desenvolveram o protótipo da bike e o lançaram na internet para aferir a repercussão do produto. E o resultado foi o melhor possível, já que milhares de pessoas se interessaram pela ideia e fizeram reservas por modelos da bicicleta. Esse fato acabou surpreendendo os produtores, que não esperavam esse interesse tão grande. A partir de então, iniciaram um processo de produção mais intenso para dar conta da demanda.
Toda a bike é feita a mão. O quadro contém metais reciclados do carro; a corrente é oriunda de uma correia de transmissão; a luz de sinalização provém de uma seta de direção; o guidão e o banco são cobertos com estofamento do assento do carro; e a regulagem do banco é produzida a partir da maçaneta do automóvel. Um carro é o suficiente para produzir um modelo dessa bicicleta.
Ainda sem previsão de custo, as bicicletas podem ser reservadas no site oficial, basta colocar seu email no espaço reservado e entrar na fila.
Confira abaixo o vídeo que mostra como são transformadas cada peça do carro em um novo elemento para as bicicletas.
E para saber onde reciclar metais, clique aqui!
Veja também:
– “Mando Footloose” é a primeira bike elétrica dobrável sem correntes
– Parquímetros de Nova York são reutilizados como estacionamentos para bicicletas
– Kit transforma acessórios de bicicleta em sinais de iluminação