Solicitar um projeto solar é a forma mais simples de adquirir um sistema fotovoltaico para obter energia elétrica para sua casa ou empresa. Entenda o que costuma incluir um projeto de energia fotovoltaica e o que os profissionais responsáveis por sua elaboração devem considerar.
O projeto solar fotovoltaico é como um plano de implementação do sistema de energia solar fotovoltaica. Ele costuma detalhar elementos como:
Ao elaborar um projeto fotovoltaico, o projetista solar deve considerar duas etapas gerais:
Existem, no entanto, algumas diferenças entre os projetos de sistemas on-grid e off-grid.
O consumidor deve providenciar as contas de energia elétrica dos últimos 12 meses para que seja possível calcular seu consumo médio diário. Isso também é importante para saber qual é o padrão de conexão da propriedade (monofásico, bifásico ou trifásico) e fazer o ajuste apropriado à média de acordo com esse padrão.
Com isso já é possível dimensionar o sistema e saber a porcentagem de economia na conta de luz que ele pode proporcionar. É com essa informação que as empresas de energia solar conseguem oferecer um orçamento aproximado aos seus clientes e escolher os equipamentos.
Os estudos sobre a unidade consumidora envolvem:
A maior diferença do processo de elaboração de um projeto de energia solar fotovoltaica residencial off-grid para um on-grid ocorre na estimativa de consumo de energia. Nesse caso, ela não é feita baseada na conta de luz, mas nas cargas presentes na propriedade em que o sistema será instalado. Ou seja, deve ser feita uma análise detalhada dos aparelhos elétricos a serem alimentados pelo sistema. Essa análise deve incluir a potência dos equipamentos e seu consumo médio diário.
Dentre os equipamentos a serem escolhidos, não deve-se esquecer das baterias para armazenamento da energia produzida.
O projetista solar deve ser um profissional habilitado em engenharia elétrica ou um técnico industrial, atendendo assim a resolução nº 218/1973 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA/CONFEA) e a resolução nº 74/2019 do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), respectivamente. Entretanto, de acordo com a resolução do CFT, os técnicos industriais só podem projetar sistemas fotovoltaicos com até 800 kVA de potência.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais