Como o celular tem se tornado um item cada vez mais indispensável, um cartão postal da capital inglesa está entrando em desuso. As famosas cabines telefônicas de Londres, vermelhas, com paredes de vidro e um símbolo de coroa, perderam muito de sua função. Porém, o próprio celular pode ser o salvador dos antigos objetos.
A ideia foi reformar cabines pra que elas alterem sua utilidade: em vez de conterem orelhões, apresentam cabos que permitem a recarga gratuita de celulares e tablets. Chamada de Solarbox (Caixa de Sol, em tradução livre), a cabine gera eletricidade por meio da luz solar. O primeiro modelo foi inaugurado em Tottenham Court Road, um dos pontos mais movimentados da capital britânica. Radicalmente transformada, a cabine possui quatro tomadas.
Os painéis solares permitem armazenar energia em uma bateria, o que significa que os telefones podem ser recarregados até durante a noite.
“Queremos mostrar que é possível usar o espaço público de maneira positiva e que Londres tenta ser mais verde”, ressaltou Harold Craston, um dos idealizadores do projeto, que viu sua iniciativa vencer um concurso organizado pela prefeitura.
A segunda Solarbox será instalada em janeiro de 2015 e outras virão nos meses seguintes.
Cabines tradicionais
As célebres cabines vermelhas foram criadas em 1936 para o jubileu da coroação de George V e são parte do patrimônio britânico, assim como os ônibus de dois andares e os táxis pretos.
Quando deixaram de ser fabricadas em 1968, o país tinha quase 70.000 cabines, mas as máquinas caíram em desuso com o passar das décadas e a companhia telefônica BT colocou algumas à venda.
Algumas permanecem em funcionamento, mas muitas delas estão repletas de anúncios de prostituição ou são usadas como mictórios.
Quase 1,8 mil foram transformadas em outras coisas, de lojas a galerias de exposições ou até mesmo bares.
Fonte: EcoD
Veja também:
–Parques e locais históricos do Canadá terão internet grátis para estimular turismo jovem
–Cara nova: telefones públicos podem virar estações de carga para veículos elétricos nos EUA
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais