A psoríase não tem cura, mas além de tomar os remédios prescritos pelo médico, você pode adotar um tratamento caseiro para amenizar os sintomas
A psoríase é uma doença dermatológica crônica e autoimune, ou seja, uma doença que faz com que o organismo ataque a si próprio; não é contagiosa e não tem cura. A gravidade da doença varia, podendo apresentar desde sintomas leves de tratamento fácil até casos mais graves, que levam à incapacidade física, afetando também as articulações. Para tratá-la, você deve ir ao médico para que ele diagnostique e prescreva os remédios corretos para o controle. Também é possível escolher uma das opções de tratamento caseiro – pergunte à sua médica ou médico se eles se aplicam no seu caso.
Opções de tratamento caseiro para psoríase
Exposição ao sol
Tomar sol é uma recomendação para pessoas que sofrem com psoríase – dez minutos de sol já são suficientes para aproveitar seus efeitos anti-inflamatórios… Mas cuidado, só se exponha ao sol até às 10h ou após às 16h.
Banho de mar
Quem mora perto da praia pode mergulhar no mar todos os dias – a água do mar é muito boa para o tratamento por conter íons.
Alimentação
Recomenda-se consumir alimentos ricos em betacaroteno, que são todos os de cor amarelada ou alaranjada, como cenoura, laranja e abóbora. Deve-se também aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3, como o atum e o salmão – a suplementação com óleo de onagra também é ótima para psoríase. Evite consumir alimentos gordurosos, condimentados, processados e industrializados, e também alimentos que contenham cafeína, como o café, o chocolate, o chá preto, o chimarrão; todas as pimentas também devem ser evitadas; dê preferência a alimentos crus, naturais, cozidos ou grelhados de forma simples.
Agrião
Você pode fazer um suco de agrião para tratar a psoríase. Basta bater no liquidificador 70 gramas de agrião com um copo de água e tomar a seguir. Recomenda-se tomar esse suco três vezes ao dia; o suco tem um forte efeito depurativo e elimina toxinas, é bom para todos os tipos de psoríase. Você também pode consumir o agrião cru, como salada, refogado, ou da forma que preferir.
Compressa de camomila
Prepare um chá com seis gramas de flores e folhas secas de camomila e 100 ml de água fervente e deixe amornar. Coe e molhe uma gaze limpa no chá, aplique sobre a região afetada e deixe agir por dez minutos – faça essa compressa duas vezes ao dia.
Banho de sal grosso
O sal grosso, além de aliviar o estresse, que é um dos desencadeadores da psoríase, também possui microminerais que aliviam os sintomas da doença. Você só vai precisar de 250 gramas de sal marinho e um balde cheio com água morna.
Modo de preparo:
- Dissolva o sal na água quente e, quando estiver completamente dissolvido, adicione água fria até a temperatura ficar morna;
- Jogue essa água no corpo, especialmente nas regiões afetadas – deixe agir por alguns minutos;
- Se for possível, fique de molho numa banheira com sal grosso;
- Este banho deve ser feito uma vez ao dia, sem o uso de sabonetes, xampus ou qualquer outro produto, somente água com sal grosso.
Compressa de aloe vera (babosa)
Ingredientes:
- 2 folhas de aloe vera;
- 1 faca e 1 colher.
Modo de preparo:
- Cortar a folha da planta no sentido do comprimento e retirar o gel que fica no interior com a ajuda de uma colher;
- Aplique o gel diretamente sobre a área com psoríase – envolva com um plástico filme e deixe agir por 15 minutos diariamente;
- Para obter resultados melhores, faça a compressa de três a quatro vezes por dia, lavando em seguida somente com água.
Chá de ervas
Ingredientes:
- 1/2 colher de chá de fumária seca e picada;
- 1/2 colher de flores de calêndula;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
- Misture as plantas em 1 xícara de água fervente e deixe repousar por 10 minutos;
- Coe e tome de 1 a 3 xícaras de chá por dia.
Atividade física
Praticar atividades físicas como parte de sua rotina pode prevenir as crises de psoríase, pois as atividades físicas reduzem as tensões e fazem com que nosso corpo produza endorfina e serotonina.