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Elaborado em cooperação entre pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e da Fundação Getulio Vargas, material busca contribuir para que gestores e o público identifiquem riscos das fake news nas etapas de implementação e avaliação de políticas públicas

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Por Jornal da USP | Em meio à disputa eleitoral que pode definir o futuro da democracia no Brasil, um material elaborado com a participação de pesquisadores da área de gestão de políticas públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP foi lançado para ajudar a identificar como a desinformação e as fake news podem aparecer no processo de implementação e avaliação de políticas públicas. A publicação Como a desinformação impacta políticas públicas, que também conta com o trabalho de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), está disponível gratuitamente para download neste link.

O lançamento fez parte da programação da Semana de Gestão de Políticas Públicas da EACH, realizada na última semana de setembro com a presença de representantes da academia, associações e do parlamento, durante o debate Fake News, Democracia e Políticas Públicas. O objetivo é criar um diálogo com gestores, pesquisadores e o público, considerando os desafios da gestão pública em meio à manipulação da realidade, especialmente na implementação de políticas públicas.

O estudo, que teve origem no Trabalho de Conclusão de Curso em Gestão de Políticas Públicas de Ergon Cugler de Moraes Silva na EACH USP, sistematiza em 23 categorias os mais de 4 mil materiais selecionados ao longo de um ano. São alguns exemplos: a falta de adesão às campanhas de vacinação infantil contra sarampo e poliomielite, após falas de autoridades que colocaram a ciência em dúvida durante a pandemia da covid-19, ou, ainda; o prejuízo orçamentário no Estado diante do empenho de recursos públicos em medicações sem embasamento científico; ou ainda, o desnorteamento dos agentes públicos que atuam na ponta, implementando políticas públicas, dentre outras listadas.

Livro digital traz exemplos de como a desinformação impacta as políticas públicas – Foto: Reprodução/EACH

Cugler, que é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mestrando em Administração Pública e Governo pela FGV,  contou com orientação do professor José Carlos Vaz (EACH).  O autor destaca que a cartilha pode contribuir para que as etapas de desenho, implementação e avaliação de políticas públicas tenham no radar os riscos dos impactos da manipulação da realidade.

“Além da disputa nas redes, a desinformação e as fake news têm nos custado vidas. A ameaça à democracia não passa longe, enquanto narrativas encomendadas e operadas por profissionais ganham vantagem com bots”, explica. “Em contraponto à barbárie da distopia da desinformação e de um Brasil paralelo com a mentira pautando políticas públicas, surge o desafio de resgatar a realidade e fazer da verdade um compromisso comum daqueles que defendem a democracia”.

Lançamento das publicações na Semana de Gestão de Políticas Públicas da EACH – Foto: João Victor Santos Honorio

Educação para a democracia

Outro material lançado durante a Semana de Gestão de Políticas Públicas da EACH foi a cartilha Como as Fake News afetam nossas Vidas, também disponível gratuitamente para download neste link. A publicação trabalha a temática de combate às fake news em linguagem infanto-juvenil, buscando oferecer práticas de checagem crítica à desinformação para que adolescentes tenham condições de contrapor informações distorcidas em seu cotidiano. Além disso, pode ser utilizado em sala de aula para que os professores trabalhem o conteúdo com os alunos. 

A iniciativa teve como base a falta de materiais para o público infanto-juvenil nessa área, e foi liderada por quatro pesquisadores do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP: Brendaly Sampaio de Matos, Isabella Natali Miranda Cuccin, Letícia Sakihama de Menezes Hora e Marcos Vinícius Rossi, que trabalharam ao lado do professor José Carlos Vaz. O projeto contou o apoio do Edital de Cultura e Extensão da EACH.  

Livro infanto-juvenil oferece práticas de checagem crítica à desinformação para crianças e jovens – Foto: Reprodução/EACH

 “A cartilha é um subproduto derivado dos estudos do modelo de Advocacy Coalition Framework (ACF) ou Modelo de Coalizões de Defesa (MCD), proposto por Paul Sabatier e Jenkins Smith, que foi utilizado para entender as coalizões que disputam a regulação das plataformas digitais, por meio do Projeto de Lei (PL) 2630/2020”, explicam os autores.

Segundo Isabella Miranda, uma das coordenadoras da cartilha e graduanda em Gestão de Políticas Públicas (USP), “nós logo percebemos a ausência de materiais e instruções para o público infanto-juvenil, que além de ser um público com um letramento digital mais avançado que as outras gerações, também é o mais presente na internet”. E complementa, “pensar em instrumentos e materiais de orientação para o público infanto-juvenil no presente significa mitigar os problemas e os impactos que esse tipo de conteúdo terão futuramente, uma vez que são esses jovens que irão votar e constituir o nosso país”.

Isabella Miranda, à esquerda, e Letícia Menezes, pesquisadoras da EACH – Foto: João Victor Santos Honorio

Os materiais são resultados de uma cooperação estabelecida entre pesquisadores da EACH e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp), da Fundação Getulio Vargas (FGV), por meio do Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovações na Gestão Pública (Getip), do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas Professor Doutor José Renato de Campos Araújo (OIPP) e do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB).

Pesquisadores que participaram da elaboração das publicações – Foto: João Victor Santos Honorio

O lançamento das publicações durante a Semana de Gestão de Políticas Públicas, realizada em parceria com o Centro Acadêmico Herbert de Sousa, contou com a participação de Orlando Silva, relator do Projeto de Lei de Combate às Fake News na Câmara dos Deputados; Marina Pita, pesquisadora em Internet e Associada ao Intervozes; Marcio Moretto Ribeiro, professor da EACH e pesquisador do GPoPAI e Monitor do Debate Político no Meio Digital; além da participação especial das alunas Camila Pacheco e Isadora Martins, da Escola Técnica Estadual Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Etec/Cepam), que relataram sobre as iniciativas de construção de projetos com a temática de fake news que estão sendo realizadas no ensino médio, em parceria com professores e com a diretora Erika Caracho Ribeiro.  O vídeo do lançamento está disponível através do YouTube, neste link.

Para baixar a publicação Como a desinformação impacta políticas públicas, para gestores, pesquisadores e sociedade, clique aqui.

Para fazer o download da publicação infanto-juvenil Como as Fake News afetam nossas Vidas acesse este link.


Este texto foi originalmente publicado pelo Jornal da USP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.


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