A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) inaugurou o primeiro ponto fixo de coleta lixo eletrônico da zona sul da cidade. Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEA), todo material recolhido será doado ao projeto Fábrica Verde.
Os resíduos coletados serão utilizados em projetos de inclusão digital. Jovens de comunidades como Rocinha e Complexo do Alemão que se interessarem podem se tornar capacitados na manutenção e montagem de computadores antigos.
Segundo a SEA, menos de uma hora após o lançamento do ponto, 12 monitores e dezenas de computadores já tinham sido doados. O ponto de coleta fica localizado nos pilotis da Ala Kennedy, dentro da PUC-RIO.
Inspirado na Política Nacional de Resíduos Sólidos, o projeto Fábrica Verde já capacitou cerca de 360 jovens da favela do Alemão e mais 120 da Rocinha. A próxima comunidade a ser incluída no programa será no bairro da Tijuca.
A cada três computadores descartados, uma nova máquina é montada e doada a lan houses de comunidades do Rio.
Se você não é do Rio de Janeiro, mas quer descartar seu lixo eletrônico, entre na seção Postos de Reciclagem da eCycle.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais