Os óleos são conhecidos pelos seus efeitos hidratantes e nutritivos para o corpo, porém existem diferenças entre óleo vegetal e óleo mineral, e não é qualquer óleo que garante esses efeitos. Os óleos minerais proporcionam apenas efeito hidratante, mas eles age de uma maneira diferente dos óleos vegetais.
Quando em contato com a pele, o óleo mineral forma uma barreira na superfície, impedindo que a água evapore – ou seja, ele tampa os poros e evita o ressecamento da pele. Graças a essa barreira que é formada, o óleo mineral possui aplicação recomendada em queimaduras, pois protege a região lesionada e evita que ela resseque; de maneira geral, é mais recomendado para proteção do que para hidratação.
Já os óleos vegetais apresentam melhor desempenho para hidratação e nutrição da pele. Eles são formados por trigliceróis e, dependendo de qual fonte o óleo vegetal é extraído, podem ter presentes também vitaminas, nutrientes e antioxidantes. Além de poderem ser utilizados como hidratantes, alguns óleos vegetais têm ótimo desempenho na culinária e como “óleos carregadores” – ou seja, servem para diluir óleos essenciais, de modo que os óleo vegetais “carreguem” o essencial, pois os óleos essenciais são muito concentrados e podem causar irritações na pele.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais