O uso do xampu retira não só as impurezas do couro cabeludo e do próprio cabelo, como também o seu óleo natural, necessário para proteção. Para evitar isso, usa-se o condicionador em seguida, pois além de devolver aos fios esse elemento, ele também ajuda a desembaraçar e reparar danos causados durante o dia-a-dia, como uso excessivo de secador, tinturas e exposição à água do mar ou piscinas. O condicionador é o responsável por fechar as cutículas do cabelo, formando uma película protetora nos fios, que impede a desidratação e deixa os fios mais fortes e maleáveis.
Que os condicionadores contêm muitos componentes químicos, todos nós sabemos. Mas quais deles podem afetar a nossa saúde e o meio ambiente? A seguir veremos alguns dos componentes do condicionador mais usados pelas marcas atuais, de acordo com dois sites (veja mais aqui e aqui):
Uma forma de saber se o seu item cosmético possui contaminantes ambientais é consultar o site Skin Deep, que elenca quais são as substâncias nocivas utilizadas em mais de 79 mil produtos. Ele está em inglês por ser uma iniciativa estrangeira, mas lá podem ser encontrados diversos itens produzidos por empresas multinacionais e que estão à venda no Brasil.
As marcas de cosméticos que prezam pela natureza e incorporam à sua política o conceito de sustentabilidade oferecem condicionadores livres de alguns dos componentes vistos acima, como os parabenos, álcool isopropílico e derivados de petróleo. Dê preferência a esse tipo de produto.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais