Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Água poluída e água contaminada não são a mesma coisa, e suas diferenças devem ser consideradas durante medidas de remediação

Qual é a diferença entre poluição e contaminação da água? Embora nos últimos tempos as questões ambientais tenham sido objeto de importantes discussões, especialmente no que diz respeito à preservação de recursos naturais como a água, é comum que termos como poluição e contaminação sejam empregados de maneira equivocada, o que pode dificultar a compreensão dos impactos no meio ambiente.

O que é poluição da água?

qual-é-a-diferença-entre-poluição-e-contaminação-da-água
Imagem de Freepik

A poluição da água se refere às alterações nas características físicas, químicas e biológicas do ambiente aquático. Essas alterações são ocasionadas, principalmente, pela intervenção humana. Uma água poluída pode apresentar mudanças perceptíveis, como coloração, odor ou presença de resíduos visíveis. No entanto, é importante notar que a presença de substâncias que não afetam diretamente a saúde humana não exclui a condição de poluição.

Por outro lado, segundo a Política Nacional do Meio Ambiente, o lançamento de matérias ou energia que estejam em desacordo com os limites estabelecidos na legislação pode se configurar como poluição. Neste caso, quando uma pequena carga de esgoto é disposto em um rio, mesmo que aumente sua demanda bioquímica de oxigênio, não é um ato considerado como poluição caso não afete os peixes e os organismos que dependem deles para se alimentar. Portanto, a poluição é acompanhada de desequilíbrio ecológico.

O que é contaminação da água?

Já a contaminação da água ocorre quando há a presença de agentes patogênicos, como bactérias, vírus e fungos, ou substâncias nocivas, como metais pesados, que podem causar prejuízos à saúde humana. Mesmo que visualmente limpa, é considerada água imprópria para consumo aquela que abriga micro-organismos causadores de doenças ou substâncias tóxicas.

É válido ressaltar que uma água contaminada não necessariamente está poluída. Isso ocorre em um cenário onde os patógenos ou substâncias presentes nela não causam impacto nas relações ecológicas daquele ecossistema. No entanto, essa contaminação pode gerar riscos à saúde humana se a água for consumida.

Portanto, nem toda água poluída está contaminada, e nem toda água contaminada é definida como poluída. Essas definições vão depender exclusivamente das condições ecológicas e do potencial impacto à saúde do consumidor.

Consequências socioambientais da contaminação e poluição da água

De fato, tanto a poluição quanto a contaminação da água representam ameaças ao meio ambiente e à saúde pública. A poluição da água pode resultar na degradação dos ecossistemas aquáticos, afetando a biodiversidade e prejudicando a qualidade de vida das comunidades que dependem desses recursos para subsistência e lazer [1].

Já a contaminação pode causar doenças e gerar sérios problemas na saúde humana, comprometendo o bem-estar das populações que, eventualmente, consomem água contaminada [2].

Ambas as perturbações têm impactos significativos na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável das regiões afetadas. Sendo assim, compreender a diferença entre poluição e contaminação da água é importante para implementação de medidas eficazes de proteção ambiental e garantia de saúde e acesso à água potável para todos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais