O queijo vegano é um tipo de queijo feito sem a adição de qualquer ingrediente de origem animal, podendo ser uma opção mais saudável e leve. O queijo convencional é um alimento mundialmente popular, estando presente em alguns pratos típicos de diversos países, incluindo o Brasil. Porém, a sua popularidade não impede os riscos associados ao consumo do leite — o ingrediente base do queijo.
Além de ser um alimento derivado da atividade pecuarista, responsável por grande parte da degradação do ambiente, o leite pode ter diversos efeitos prejudiciais ao organismo. Alergias, acne, fraturas ósseas e até o câncer podem ser um resultado do consumo desse alimento.
Embora a transição para o veganismo possa acabar com a maioria desses problemas, incluindo os danos ambientais, muitas pessoas podem achar difícil cortar alguns alimentos, especialmente o queijo. Como já foi mencionado, o queijo está presente na maioria das culturas, sendo um alimento associado a comidas de conforto, como o pão de queijo. Porém, é possível passar para o veganismo e manter o queijo! Aprenda algumas receitas de queijo vegano para auxiliar nessa transição!
O queijo parmesão vegano é um dos mais fáceis de fazer e só conta com três ingredientes. Ele é uma ótima opção para adicionar ao macarrão ou ao molho pesto.
Adicione todos os ingredientes em um processador e bata até ficar homogêneo, com uma textura similar ao parmesão de saquinho. Experimente e ajuste as medidas de acordo com o seu gosto.
Enquanto a maioria dos queijos veganos possuem algum tipo de castanha ou noz, o molho de queijo vegano é feito sem nenhum desses ingredientes. Essa receita é perfeita para pessoas com alergias.
Cozinhe as batatas e cenouras por 20 minutos ou até que amoleçam. Tire a água e coloque-as no liquidificador com o restante dos ingredientes. Bata até virar um molho e sirva como preferir.
Feito a partir de farinha de grão-de-bico, esse queijo vegano pode ser uma fonte de proteínas. Além disso, ele vira sólido, tendo uma textura similar ao do queijo em fatias.
Misture a farinha de grão-de-bico, levedura nutricional, páprica, cebola em pó e sal e adicione uma xícara de água cuidadosamente, mexendo para não empelotar. Após misturar, adicione a mostarda e o vinagre e misture novamente. Em uma panela média, adicione o resto da água e a mistura de farinha de grão-de-bico e o tahine. Cozinhe, mexendo sem parar, por 4 a 7 minutos, até que fique mais grossa.
Transfira o queijo para uma assadeira de 22,5 x 12,5 cm e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois, coloque a assadeira coberta na geladeira por pelo menos duas horas até ficar firme.
Após ficar firme, escorra a água da assadeira, vire o queijo vegano em uma tábua de cortar e sirva como quiser.
Embora fique parecendo um molho quando feito, ao ser levado ao forno esse queijo “solidifica” e então derrete, sendo uma ótima opção para pizzas e sanduíches.
Separe a castanha de caju e deixe-as de molho por pelo menos 8 horas. Depois, retire a água. Depois de macias, adicione as castanhas e todos os ingredientes em um liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea. Se quiser usar como molho, está pronto. Porém, em pizzas e para outros locais, leve a mistura ao fogo e mexa até que a consistência fique menos líquida. Espere esfriar.
A maioria dos queijos veganos levam levedura nutricional por conta do gosto desse ingrediente, que remete ao queijo convencional. Entretanto, a levedura pode ser difícil de encontrar, dificultando diversas receitas. Confira essa receita de molho de queijo vegano sem levedura nutricional.
Com ajuda de uma peneira, enxágue as castanhas-de-caju com água muito quente. Escorra toda a água e junte as castanhas e todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais