A conclusão do estudo Mood and mode: does how we travel affect how we feel?, feito por pesquisadores da Clemson University, nos EUA, foi a seguinte: pessoas que usam bicicleta nos seus deslocamentos diários costumam ser mais felizes do que os motoristas de carro ou de quem anda de transporte público. O objetivo da pesquisa era justamente tentar avaliar como o meio de transporte afeta o humor dos indivíduos.
A partir dos resultados, o estudo levanta a discussão a respeito de outros benefícios das bikes que pouca gente tinha parado para refletir.
“Nossos resultados sugerem que o uso da bicicleta pode ter benefícios além daqueles associados à saúde e mobilidade normalmente citados”, dizem os autores.
“Valorizar a experiência emocional no trânsito pode ser tão importante quanto melhorar os recursos de serviços tradicionais, como rodovias e tempo de viagem”, acrescentam.
Os “mais felizes” após os ciclistas são os passageiros de carros. Em seguida, vêm os condutores de automóveis.
Nas últimas posições estão os passageiros e pilotos de ônibus e trem. De acordo com a interpretação dos estudiosos, o baixo entusiasmo tem a ver com o trajeto longo e posições desconfortáveis.
Para conferir o resumo do estudo, clique aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais