A vodca, surpreendentemente, é ótima para limpeza e jardinagem
Em países em que a temperatura média anual é de 5°C, como na Rússia, um hábito cultural cultivado pela população para se aquecer é o consumo da vodca, uma bebida feita a partir do arroz e de outros cereais, como trigo e cevada.
Na verdade, o aquecimento é falso. Há apenas uma falsa sensação de aumento de temperatura (veja mais). De qualquer modo, o que pouca gente sabe é que a popular bebida pode servir para outros fins inusitados do dia a dia e é esse nosso objetivo por aqui.
Portanto, se você tiver aquela garrafa de vodca encostada em casa e quiser adotar alguns dos uso da vodca apontados, segue aqui algumas dicas:
Evite as ervas daninhas
Se você tiver peônias plantadas em seu jardim, ervas daninhas podem crescer nos arredores e prejudicar o crescimento saudável das demais plantas. Como prevenção, em vez de utilizar produtos químicos considerados tóxicos, tente a vodca. Combine 28 ml de vodca com duas xícaras de água e um pouquinho de detergente (uma “esguichada” basta – de preferência com detergente biodegradável). Em seguida, coloque a mistura num borrifador e aplique nas ervas daninhas;
Dê um brilho nos objetos de cromo
Se os itens de sua casa feitos a partir de cromo (torneiras, ferramentas, etc.) estão cobertos por películas de sujeira, use a vodca para limpá-los sem danificação e deixá-los brilhando. Umedeça um pano macio e limpo com um pouco de vodca e, em seguida a aplique, nos acessórios.
Preserve flores
Para manter as suas glicínias vivas e sem murchar, acrescente algumas gotas de vodca e uma colher de chá de açúcar na água do seu vaso de flores. Elas ficarão mais completas e bonitas. Essa mistura funciona melhor se você refrescar suas flores todos os dias.
Confira o vídeo (em inglês) para esses e outros usos da vodca.