Quem tem pressão alta pode tomar chá preto? Essadúvida cerceia a mente de muitas pessoas que sofrem com a condição. Por ser uma bebida energética, e rica em cafeína, existe uma crença popular de que o chá preto é perigoso para pessoas com hipertensão. A ciência pode responder essa questão.
O chá preto é uma bebida feita a partir das folhas do arbusto Camellia sinensis, assim como o chá verde. Porém, a diferença entre os dois é que o primeiro é fermentado, e por isso tem mais propriedades estimulantes e menos antioxidantes que a opção verde.
O processo de fermentação do chá preto acontece por meio da oxidação das folhas de Camellia sinensis, que assumem um tom acastanhado escuro depois de serem expostas ao ar úmido e rico em oxigênio. Algumas variedades de chá preto são vendidas com um suplemento de ervas, por isso, antes de comprar fique atento aos ingredientes listados na embalagem.
A resposta é sim, assim como qualquer outro chá, quem tem pressão alta pode tomar chá preto em quantidades moderadas — a ingestão excessiva desse tipo de bebida pode sobrecarregar os rins.
A hipertensão, ou pressão alta, é uma condição que afeta aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando não tratada, a doença é um dos fatores de risco para o surgimento de problemas cardiovasculares, de rins e de visão. Por esse motivo, a preocupação com alimentos e bebidas que podem piorar o quadro são válidas. Para saber mais sobre a doença confira:
Entretanto, existem estudos a respeito do consumo de chá preto que apontam seus benefícios para a saúde. Uma pesquisa, da revista Complementary Therapies in Medicine, apontou que o consumo de chá preto pode ajudar a controlar a pressão alta.
O estudo mostra que um consumo de no máximo três xícaras de chá por dia, ajuda a reduzir a pressão sanguínea sistólica em 4,81 mm Hg e a pressão arterial diastólica em 1,98 mm Hg. Ao final da análise, aqueles que bebiam o chá regularmente conseguiram uma redução significativa em sua pressão.
Outros estudos mostraram que o chá preto pode reduzir a pressão arterial significativamente, em vez de apenas controlá-la. Porém, segundo os especialistas, os efeitos foram predominantes em homens, que fizeram o consumo por mais de sete dias seguidos.
Desta forma é possível perceber que o chá preto não tem efeitos negativos para pessoas com pressão alta. Na verdade, a bebida pode ajudar a reduzir esses sintomas devido a suas propriedades benéficas.
Agora que sabemos que quem tem pressão alta pode tomar chá preto, existem outros benefícios da bebida que também trazem efeitos positivos no organismo humano.
Os chás são ricos em antioxidantes, mas para além disso, o chá preto contém propriedades que melhoram a saúde do coração, auxiliam na perda de peso, reduzem os níveis de açúcar no sangue e o risco de ter um derrame. Para saber mais a respeito, confira a matéria:
Existem efeitos negativos do consumo excessivo do chá preto, assim como outros chás. Fazer uma ingestão exagerada dessa bebida — quatro ou mais xícaras de chá preto por dia — pode resultar na sobrecarga dos rins, aumentando o risco de condições como pedras e falência dos órgãos.
Além disso, quando o organismo é bombardeado com a cafeína presente no chá preto, ele pode enfrentar os seguintes sintomas:
Por isso, evite beber muitas xícaras de chá por dia, mantenha um consumo diário seguro. Saiba mais sobre:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais