A rachadura nos pés é um problema causado pela falta de hidratação e cuidados com a região. A condição pode ser tratada com facilidade, no entanto, quando deixada de lado pode resultar em infecções graves — que podem levar a amputação dos membros. Por isso, certifique-se de manter a higiene dos pés em dia, além do cuidado com a hidratação da pele.
A rachadura nos pés acontece porque quando uma pessoa pisa no chão ela pressiona o membro, com o peso do corpo, fazendo a pele se expandir. Uma pele hidratada e elástica não encontra nenhuma dificuldade neste processo. Porém, um pé ressecado não consegue expandir a derme, devido a rigidez, e acaba com rachaduras, principalmente na região do calcanhar.
Além disso, existem hábitos e condições pré-existentes que podem culminar em rachadura nos pés. Fique de olho nos seguintes costumes:
As condições que podem ser fatores de risco para o aparecimento de rachadura nos pés são:
Na maioria dos casos, as rachaduras nos pés podem ser eliminadas com tratamentos caseiros, que se resumem à prática da higiene. O hábito de manter os pés hidratados já pode ajudar na redução de rachaduras, em casos em que elas não estão muito avançadas. As principais técnicas para recuperar o seu pé rachado são:
Além disso, em casos mais graves é recomendado a visita a um profissional especializado, um podólogo. Apenas ele poderá realizar procedimentos mais invasivos e sérios, como a retirada de pele morta e rachada com lâminas. Por isso, apresente seu caso ao podólogo responsável e o questione sobre o tratamento adequado.
Bandagem: usar bandagem e tecidos que apertem o pé e evite que a pele se despedace;
Desbridamento: um profissional médico corta a pele grossa e dura do pé. Não tente fazer isso sozinho, você pode acabar retirando pele demais e causando uma infecção;
Medicamentos: um médico pode prescrever cremes e medicações tópicas, e orais, para que haja recuperação da pele rachada;
Cola de pele: uma cola específica usada para juntar as rachadura nos pés, de forma que a pele se regenere;
Enxertos nos sapatos: colocar enxertos nos sapatos pode ajudar a redistribuir o peso do corpo sobre o pé enquanto você exerce atividades do dia a dia. Assim é possível evitar que a pele venha a se expandir e rachar;
Além de fazer um escalda pés, combater a falta de hidratação e procurar ajuda profissional, existem hábitos diários que podem ajudar a evitar rachaduras nos pés. Esses métodos também podem evitar o aparecimento de fungos na região, reduzindo os riscos de condições como pé de atleta. Por isso, tente:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais