A pele oleosa é o resultado da superprodução de sebo das glândulas sebáceas. Essas glândulas estão localizadas sob a superfície da pele. O sebo é uma substância oleosa feita de gorduras. Mas ele não é de todo ruim, já que ajuda a proteger e hidratar a pele e manter o cabelo brilhante e saudável. Sebo demais, no entanto, pode deixar a pele oleosa, o que pode entupir os poros e causar acne. Genética, alterações hormonais ou mesmo estresse podem aumentar a produção de sebo.
Pele oleosa e acne são condições incômodas. Ainda assim, algumas receitas caseiras para pele oleosa ajudam a reduzir os sintomas. Confira uma lista com oito opções de receitas caseiras para pele oleosa:
Muitas pessoas com pele oleosa não lavam o rosto diariamente. Se a sua pele estiver oleosa, você deve lavar o rosto duas vezes por dia. Use um sabonete suave, como o sabonete de glicerina.
A argila verde é um ingrediente famoso nas receitas caseiras para pele oleosa e acne. Isso porque ela é altamente absorvente.
Para fazer uma máscara de argila verde digna de spa:
Se você possui a pele oleosa, mas seca, utilize argila branca ou bege, que são versões mais suaves. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “Argila bege regula a produção sebácea da pele sem a desidratar“.
A farinha de aveia ajuda a diminuir a inflamação na pele, absorvendo o excesso de óleo, além de ajudar a esfoliar a pele morta. Para usar a aveia em receitas caseiras para pele oleosa, é interessante combiná-la com papinha de frutas como banana, mamão e maçã.
O limão também está na lista de receitas caseiras para pele oleosa. Ele ajuda a fechar os poros e a quebrar a oleosidade.
A amêndoa moída ajuda a esfoliar a pele e absorver o excesso de oleosidade e impurezas. Confira uma das receitas caseiras para pele oleosa que leva amêndoa:
A Aloe vera é conhecida por melhorar queimaduras leves e outras condições da pele. De acordo com a Mayo Clinic, há boas evidências científicas de que a Aloe vera ajuda a tratar a escamação da pele causada por oleosidade.
Uma das receitas caseiras para pele oleosa pode ser feita aplicando-se gel de aloe vera (babosa) no rosto antes de dormir e deixá-lo até a manhã seguinte. A Aloe vera é conhecida por causar reação alérgica na pele sensível. Se você nunca usou Aloe vera, teste uma pequena quantidade em seu antebraço. Se nenhuma reação aparecer dentro de 24 a 48 horas, você pode aplicá-la no rosto.
Os tomates contêm ácido salicílico, um remédio caseiro para a acne comum. Mas esse ácidos também podem ajudar a absorver o excesso de oleosidade da pele e a desobstruir os poros. Uma das receitas caseiras para pele oleosa que levam tomate é a seguinte:
Você também pode aplicar apenas polpa de tomate ou fatias de tomate na pele.
Embora a ideia de aplicar óleo na pele oleosa pareça contraproducente, o óleo de jojoba é um remédio popular para tratar pele oleosa e também está na lista dos melhores ingredientes para receitas caseiras para pele oleosa. Acredita-se que a jojoba imita o sebo da pele para “enganar” as glândulas sebáceas, fazendo-as produzirem menos sebo e ajudando a manter os níveis de produção de óleo equilibrados.
Um estudo de 2012 descobriu que a aplicação de uma máscara feita de argila e óleo de jojoba aplicada de duas a três vezes por semana ajudou a curar as lesões da pele e acne leve. Entretanto, o uso em excesso pode piorar a pele oleosa. Tente massagear algumas gotas de óleo de jojoba na pele limpa alguns dias por semana para ver como você reage. Se gostar dos resultados, aplique diariamente. Saiba mais sobre o óleo de jojoba na matéria: “Óleo de jojoba: para que serve e benefícios“.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais