Receitas com jaca são alternativas saudáveis e deliciosas para quem quer substituir o consumo de carne sem perder os nutrientes necessários para o corpo. Apesar de não ser um alimento tão comum no prato do brasileiro, a jaca é uma fruta encontrada com facilidade no território do país e de fácil preparo.
Qual o benefício da jaca para o ser humano?
Cada jaqueira produz até 100 frutos todo o ano, compostos majoritariamente de fibras, cálcio, potássio, ferro, vitaminas A e C, fósforo, magnésio e carboidratos. Ou seja, diversos nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo humano.
Praticamente todas as partes da jaca podem ser aproveitadas e consumidas, desde a sua carne até a semente. A “carne” da jaca é usada como substituta da carne animal por vegetarianos e veganos devido a seu gosto e valor nutricional, sendo encontrada em receitas como a coxinha de jaca.
As sementes também são bem nutritivas e deliciosas, contendo 22% de amido e 3% de fibra alimentar. Elas podem ser assadas, torradas, cozidas ou trituradas para produção de farinha. Além disso, a grande quantidade de carboidratos também facilita a fabricação de bebidas alcoólicas a partir da jaca. Para saber mais confira: “O que é jaca e quais seus benefícios?“
Leve ao fogo uma panela com água, suco de limão, açúcar e cravos;
Deixe ferver até virar uma calda rala;
Adicione a carne de jaca e deixe cozinhar por 30 minutos;
Quando a calda escurecer e a jaca ficar transparente a calda vai estar pronta;
Tire do fogo e deixe esfriar na geladeira;
Sirva!
Ana Nóbrega
Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.