Reciclar é fundamental: disso você já sabe. Mas como começar a reutilizar e reciclar? E por que o processo de reciclagem ainda é tão embrionário no Brasil? Entenda os desafios e como você pode fazer a sua parte para preservar o meio ambiente.
Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ocorra produção de outros materiais, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Esse processo tem o potencial de transformar o objeto antes indesejado em matérias primas para novos produtos.
Infelizmente, ainda são poucos os resíduos coletados e reciclados no nosso país. O problema é que existe uma defasagem de infraestrutura para coleta e processamento de materiais recicláveis. Para piorar, faltam políticas públicas que incentivem a logística reversa e a redução de embalagens desnecessárias por parte de empresas, por exemplo.
Por isso, mesmo que se saiba que um item pode ser reciclado, não há garantia de que ele efetivamente será. Sendo assim, é muito importante reduzir a quantidade de resíduos produzidos. Nesse contexto, a compostagem doméstica tem um papel fundamental, especialmente no que diz respeito aos resíduos orgânicos. A reciclagem do “lixo” orgânico torna-se, portanto, uma prática essencial.
Quanto aos recicláveis, a mudança de hábitos é fundamental. Sempre que puder, evite embalagens ou use produtos com a embalagem reutilizada. Se não for possível, procure por embalagens recicladas e/ou recicláveis. Além de contribuir com o meio ambiente, essa é uma prática que ajuda na qualidade de vida da população.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) calculou que aproximadamente 75% dos resíduos sólidos descartados no país eram garrafas PET, plásticos e vidros. Como se sabe, eles são materiais recicláveis, entretanto o número chega a somente 30%.
Não é preciso nem dizer que a reciclagem é uma forma muito importante de contribuir para a saúde do planeta, evitando coisas como o maior número de emissões de gases de efeito estufa. Além disso, ela ajuda a deixar sua casa mais verde.
Saber como reciclar é fundamental. Se você nunca o fez, confira os cinco passos necessários para começar a diminuir a sua quantidade de lixo produzida. Com o tempo, o processo ficará mais fácil e você vai acabar fazendo tudo no automático!
Hoje em dia, com o aumento crescente na produção de resíduos, no lixo oceânico, e nos impactos dos aterros sanitários, a reciclagem é de extrema importância. Além disso, a reciclagem pode ser responsável pela conservação de recursos naturais, como madeira, água, minerais e combustíveis fósseis. Muitos países já têm essa preocupação, apoiam programas ambientais e, consequentemente, de reciclagem.
Um bom exemplo são as pilhas e baterias. Esses produtos, se descartados na natureza, liberam substâncias tóxicas que podem contaminar o solo e a água e afetar a saúde humana e de outros seres vivos. Entretanto, é possível realizar a destinação correta deste tipo de resíduo: basta embalá-los com plástico resistente, levá-los a um posto de coleta mais próximo, que ele será levado até os locais especializados em realizar sua reciclagem.
No Brasil, de acordo com a associação sem fins lucrativos Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), o faturamento das cooperativas de catadores tem sido crescente nos últimos anos e houve ganhos de produtividade, mas ainda há muito por fazer.
Um dos próximos passos para manter esse progresso é a formalização da atividade desempenhada pelos catadores. Além disso, muitos municípios brasileiros ainda não contam com um serviço de coleta seletiva.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais