Por Reciculus | A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – e a 3e Soluções firmaram uma parceria para substituir lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, mais eficientes e que consomem menos energia. A colaboração tem o objetivo de coletar lâmpadas pós-uso de pessoas físicas em diversas localidades do Brasil, garantindo o transporte e destinação final de forma ambientalmente correta.
“Substituir lâmpadas fluorescentes por LED traz uma série de benefícios e é uma prática cada vez mais incentivada por diversos motivos: eficiência energética, durabilidade, menor impacto ambiental e economia circular, por meio de outros materiais que podem ser reaproveitados, como vidro e metal. Isso garante que os materiais sejam separados e reciclados de maneira apropriada, evitando a contaminação do meio ambiente”, explica Natalia Fochi, Gerente de Sustentabilidade e Logística da Reciclus.
As lâmpadas ineficientes são coletadas em projetos de eficiência energética executados pela 3e Soluções durante os eventos, visitas às residências dos clientes de distribuidoras de energia ou em projetos de eficientização de prédios de instituições e iluminação pública, onde são substituídas por novas lâmpadas de LED. De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o uso desse tipo de produto pode reduzir o consumo de energia em até 90% em comparação com as lâmpadas tradicionais, proporcionando uma economia significativa na conta de luz. Além disso, essas lâmpadas podem durar até 15 vezes mais.
“Firmamos a parceria com a Reciclus, para unir esforços para transporte e destinação final ambientalmente adequada das lâmpadas coletadas na execução dos nossos projetos de origem domiciliar. Isso está em conformidade com a Lei de Resíduos Sólidos e o Acordo Setorial, reforçando nosso compromisso de promover eficiência energética e sustentabilidade, atendendo a todos os requisitos legais e, principalmente, buscando minimizar o impacto ao meio ambiente” ressalta Ana Velho, Gestora de Sustentabilidade da 3e Soluções.
Natalia destaca ainda que a realização de parcerias com empresas e concessionárias de energia que realizam projetos como este é fundamental, avançando na otimização e na eficiência da coleta, transporte e destinação correta das lâmpadas. “O impacto em algumas regiões é expressivo, pois proporciona que muitas famílias tenham acesso a ações de eficiência energética, promovendo a sustentabilidade, de maneira inclusiva, em todas as regiões do país”.
As ações de coleta e destinação ambientalmente correta de lâmpadas já foram realizadas em oito estados brasileiros: Amapá, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Pará, Goiás e Piaui. Com isso, já foram substituídas mais de 500 mil lâmpadas, que foram encaminhadas para o sistema de logística reversa.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais