Por Reciclus | A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – está dando mais um passo em direção à inclusão e acessibilidade ao implementar uma ferramenta em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em seu site oficial. Com essa iniciativa, a entidade reforça o compromisso de ampliar o acesso à informação e conscientizar a população sobre a reciclagem de lâmpadas, oferecendo uma experiência inclusiva.
Para garantir a melhor usabilidade às pessoas surdas ou com deficiência auditiva, a Reciclus implementa a funcionalidade em parceria com a Hand Talk, plataforma de tradução automática de Línguas de Sinais, eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, como o melhor aplicativo social do mundo.
A tradutora virtual Maya, personagem da empresa, já está disponível no site da entidade, com a missão de acolher e dar suporte a todas as pessoas que acessam informações pelo site. Ao clicar no botão de acessibilidade, uma janela se abre, exibindo a tradutora virtual Maya, que converte automaticamente o conteúdo textual para Libras.
“A Reciclus tem se dedicado à promoção da comunicação acessível e agora também inclusiva. Ao longo dos anos, temos coletado uma série de informações sobre nossos públicos para entender suas necessidades e garantir que nossas mensagens sejam compreendidas por todos e todas. Nosso propósito é romper cada vez mais as barreiras da comunicação, promovendo o fácil acesso à informação, a inclusão social e o respeito à diversidade, que são os pilares que guiam todas as nossas atividades de marketing”, destaca Camilla Horizonte, Gerente de Operações e Marketing da associação.
Além disso, a Reciclus, por meio das funcionalidades da Hand Talk, disponibiliza diversos recursos assistivos que auxiliam também pessoas com baixa visão, como, leitor de site, aplicação de máscara de leitura, alteração do tamanho de fonte, espaçamento entre linhas, espaçamento entre letras, contraste de cores e destaque de links.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 18,6 milhões de cidadãos brasileiros que possuem alguma deficiência. Ao facilitar o acesso às informações essenciais para o descarte correto de lâmpadas, a entidade contribui para a redução dos impactos negativos sobre o meio ambiente e a saúde humana.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais