Os recursos biológicos são recursos naturais de grande importância para a biotecnologia
Segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica, os recursos biológicos “compreendem recursos genéticos, organismos ou partes destes, populações, ou qualquer outro componente biótico de ecossistemas, de real ou potencial utilidade ou valor para a humanidade.” Sendo assim, eles são um tipo de recurso natural que possui potencial para uso humano de acordo com suas propriedades.
Com o intuito de conservar a biodiversidade e continuar com pesquisas no ramo da biotecnologia, foram criados os Centros de Recursos Biológicos. Neles, são preservados e fornecidos materiais biológicos que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas da agricultura, saúde, meio ambiente e aplicações industriais.
Qual a importância dos recursos biológicos?
Por causa de um rápido crescimento populacional, são necessários avanços na agricultura para suprir essa demanda por alimentos. Então, os recursos biológicos entram para fornecer recursos genéticos que os pesquisadores podem utilizar para criar uma agricultura mais produtiva e fortalecida.
Além da alimentação humana, a importância dos recursos biológicos também pode ser vista em diversas outras áreas, como na produção de remédios e no uso de matérias-primas para indústrias de todos os tipos.
O papel da biodiversidade
A biodiversidade é caracterizada pela variedade de todas as formas de vida existentes na Terra. Mas, o que isso tem a ver com os recursos biológicos?
A resposta é que, principalmente falando de recursos genéticos, a biodiversidade é essencial para servir como fonte de genes, que podem ser usados nas pesquisas científicas para o avanço da biotecnologia.
Além disso, um estudo mostrou que a biodiversidade é considerada um “capital inestimável”, possuindo um valor enorme para um país devido à diversidade de serviços ecossistêmicos que podem oferecer.
Consequências da exploração exagerada dos recursos biológicos
Os recursos biológicos são classificados como recursos renováveis, desde que sua extração seja controlada e consciente. Porém, podem acontecer muitos impactos negativos no meio ambiente quando passamos o limite de uso desses recursos.
A superexploração dos recursos pode resultar na perda da biodiversidade, já que ela destrói o habitat da fauna e flora local, além de diminuir os sumidouros de carbono, que são responsáveis pelo controle da poluição do ar. Sem eles, a qualidade do ar diminui.
Por outro lado, economicamente falando, a erosão causada pelo desmatamento pode diminuir a fertilidade do solo, o que causa o aumento do preço dos produtos agrícolas.
Como combater a superexploração?
De acordo com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), combater a exploração exagerada dos recursos naturais e, mais especificamente, dos recursos biólogicos, é uma ação que requer mudança em várias áreas da sociedade.
Entre as soluções citadas, destacam-se:
- Restauração de ecossistemas;
- Expandir as áreas das unidades de conservação;
- Reduzir o volume de resíduos nos sistemas de produção;
- Gerenciar recursos de modo sustentável;
- Aumentar o uso de energias renováveis;
- Promover estilos de vida sustentáveis;
- Estimular o consumo consciente.