Regue seu jardim regularmente para garantir o bom estado das suas plantas
Regue seu jardim de forma adequada, para economizar água ao mesmo tempo que garante a saúde da planta. Existem técnicas e dicas para aprimorar o processo. Assim, obtendo o melhor resultado nas espécies e deixando o seu jardim com uma boa aparência.
Regue seu jardim com as seguintes dicas:
Quando devo regar as plantas?
O melhor horário do dia para regar seu jardim é pela manhã. Ou seja, quando a luz do sol aparece e as plantas começam a trabalhar no uso da água. Esse é o momento em que as folhas secam, devido a incidência solar que gera a transpiração. Processo feito através de suas raízes, esporos, caules e estomas.
Entretanto, se você preferir regar durante a tarde, não há problema. Já que nesse momento o clima mais ameno faz com que menos água seja perdida na evaporação. Evite fazer a rega nas horas mais quentes do dia, pois isso faz com que elas transpirem mais rápido e precisem ser regadas novamente em um curto período.
Com que frequência devo regar o jardim?
Cada planta tem uma necessidade diferente quando se trata da frequência de rega. Algumas espécies precisam de água diariamente, enquanto outras podem passar dias sem uma gota. Fique atento às características das espécies que formam o seu jardim e saiba os melhores cuidados para cada uma.
Alguns fatores que mexem com a frequência de regas são:
Tamanho, espécie e estágio de crescimento da planta: espécies com maior quantidade de folhas precisam de mais água, pois perdem nutrientes com maior facilidade. Enquanto isso, plantas menores e com menos folhas, como cactos e suculentas, podem passar semanas usando apenas o seu armazenamento interno do líquido;
Textura, estrutura e compactação do solo: o tipo de solo determina a frequência que uma planta precisa de água. Solos arenosos armazenam umidade por mais tempo, e por isso precisam de menos regas. Enquanto solos de argila perdem água com maior facilidade, por isso são regados mais vezes;
Estações do ano e o clima: em algumas épocas do ano os dias de chuvas são mais comuns. Por isso não é necessário ficar regando a planta sempre;
Quais os sinais para que você regue seu jardim?
- A folhagem não cresce ou começa a ficar seca;
- Mudança na posição das folhas, quando elas começam a cair;
- Os caules perdem o brilho ou parecem sem vida, mais claros ou mais escuros que o normal;
- Vasos ficam mais leves;
Não se guie pela aparência superficial da terra: nem sempre que parece seca ela realmente está. A melhor forma de descobrir se o solo secou é com o teste do toque, colocando o dedo no vaso e verificando a umidade das raízes.
Como regar seu jardim?
A única forma eficaz da planta conseguir água é através das raízes, e não pelas folhas, como alguns acreditam. A melhor maneira de regar sua planta é pela terra do vaso, colocando a quantidade de água necessária para deixar o solo úmido.
É importante que a terra não fique muito cheia de água, pois isso pode sobrecarregar a planta e o solo, criando o habitat perfeito para fungos. Algumas espécies também podem ser plantadas diretamente na água, sem o uso de terra, desde que o líquido seja trocado regularmente.
Na hora de regar o jardim você pode escolher o método que mais agradar a sua rotina: sistemas de irrigação, um regador de mão, uma mangueira, um balde ou um copo de água. O objetivo principal é conseguir manter a saúde das plantas através da rega contínua e adequada.