O reino vegetal, de nome científico Plantae, faz parte da classificação dos reinos criada por R.H Whittaker em 1969. O estudioso separou os seres vivos em cinco categorias chamadas: monera, protista, fungi, animalia e plantae. Todas as plantas têm características em comum, ou seja, são organismos eucariontes, multicelulares e autotróficos, sendo assim, fazem parte do reino vegetal.
Além das características citadas acima, o reino vegetal é formado, em sua maioria, por plantas que contém paredes celulares. Essas paredes fornecem rigidez e suporte à célula vegetal e são feitas com a celulose — usada pelos seres humanos para a produção de papel e biomassa.
Porém, dentro da categorização do reino plantae existem outras subcategorias que são definidas pelos seguintes critérios:
Sistema vascular: se existe ou não um sistema de transporte de água e minerais no organismo do vegetal;
Formação de sementes: se existe ou não sementes na flor, se elas são envoltas por um fruto ou ficam desprotegidas;
Corpo da planta: corpo vegetal bem diferenciado presente ou não, exemplo: folhas e raízes;
A partir desses critérios, o reino vegetal é dividido da seguinte forma:
Organismos aquáticos simples, autotróficos, portadores de clorofila (pigmento que gera a cor verde das plantas) e de grandes dimensões. As principais espécies encontradas nesse grupo são as algas, como a Volvox, Chara e Fucus. O corpo dessas plantas é no formato de um talo e elas podem ser filamentosas, coloniais, ramificadas ou não ramificadas.
São conhecidas como os anfíbios do reino vegetal, já que elas necessitam de água para que possam se reproduzir e fertilizar. Por esse motivo, elas são comumente encontradas em regiões úmidas e com sombra. As briófitas não possuem tecidos vasculares, mas têm estruturas semelhantes às raízes, folhas e ao caule.
As principais espécies de briófitas são: Marchantia, Funaria, Sphagnum e Anthoceros.
A estrutura corporal das pteridófitas é bem diferenciada, ou seja, ela possui divisão entre as folhas, o caule e as raízes. Elas têm um sistema vascular para a condução da água e outras substâncias essenciais para o organismo. Alguns exemplos são a Selaginella, Equisetum e a Pteris.
As gimnospermas são plantas terrestres com sistema vascular e produção de sementes nuas, que não formam um fruto. As espécies que formam esse grupo são lenhosas e perenes e variam entre grande porte e arbustos pequenos, como a Cycas e a Pinus.
São plantas vasculares que criam sementes e tem a estrutura corporal bem dividida entre as raízes, folhas e caule. Os tamanhos podem variar de menos de um centímetro para 100 metros de altura dependendo da espécie. Os exemplos mais populares são as plantas frutíferas, como a manga e o trigo.
Esse grupo é separado em mais duas categorias: monocotiledóneas e dicotiledóneas, de acordo com o número de cotilédones — folhas embrionárias que surgem dos embriões das espermatófitas, irrompendo durante a germinação das sementes —- presentes nas sementes.
Antes de ser dividido nos cinco grupos de plantas citados acima, o reino vegetal era dividido em criptógamas e fanerógamas. A primeira categorizou todas as espécies que têm flores e/ou sementes, como as gimnospermas e as angiospermas. Já a segunda determinava todas as que não tinham flores ou sementes, como as talófitas, briófitas e pteridófitas.
Para além disso, as características comuns entre todas as espécies do reino vegetal são:
De forma geral, as espécies do reino vegetal apresentam reprodução sexuada ou assexuada, dependendo da planta. No caso da reprodução assexuada, são retirados pequenos pedaços do vegetal e replantados para conseguir um novo.
Plantas com reprodução sexuada têm órgãos sexuais que liberam pólen, gametófitos, responsáveis pela fertilização da parte feminina da espécie. O processo de fertilização de uma planta com o pólen acontece com a ajuda do vento ou de animais, como aves e insetos. Existem vegetais que possuem ambos os órgãos reprodutores e se reproduzem sozinhos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais