Empresas que mais emitem carbono são as mais negligentes
Depois das medidas pouco efetivas tomadas na última Conferência Climática da ONU, tornou-se evidente que as negociações políticas relegam as questões climáticas a um segundo plano. As corporações, por outro lado, ainda têm uma chance para tentarem amenizar os problemas climáticos, desde que a redução das emissões poupe dinheiro no curto e longo prazo (o World Wildlife Fund estima que, se o setor corporativo dos EUA reduzir as emissões em 3% ao ano entre 2010 e 2020, poderá ser economizado US$ 780 bilhões).
Recentemente, o Carbon Disclosure Project (CDP) divulgou seu Relatório Global 500: Mudança do Clima 2013, mostrando o que centenas de grandes corporações ao redor do mundo estão fazendo para combater a mudança climática – e quão bem elas estão fazendo isso.
Mais de 80% das maiores empresas mundiais em valor de mercado listadas pela CDP responderam à pesquisa, que pediu detalhes sobre emissões de carbono, estratégia climática, governança e engajamento das partes interessadas em diversos aspectos de atividade (de viagens de negócios até deslocamento de funcionários).
Confira a lista das 12 empresas melhor avaliadas:
Apenas um pequeno número de empresas é responsável pela maior parte das emissões de carbono no mundo. De acordo com o CDP, as 50 maiores empresas listadas geram 73% de todos os gases de efeito estufa – há empresas de varejo, de combustíveis fósseis e cimenteiras. Suas emissões subiram, em média, 1,7% ao ano nos últimos quatro anos.
E algumas das mais proeminentes empresas de tecnologia do mundo se recusaram a responder todas as questões da pesquisa. Muitas das empresas que responderam não relataram emissões indiretas, que estão relacionadas a transporte, compras de energia elétrica e produtos utilizados pelos clientes.
Acesse o relatório na íntegra.
O que é a CDP?
A organização sem fins lucrativos Carbon Disclosure Project (CDP) trabalha para transformar o modo de fazer negócios, a fim de reduzir o perigoso ritmo da mudança climática, além de proteger recursos naturais. Em outras palavras, incentiva uma forma eficiente e ecológica de criar prosperidade a longo prazo, em vez de ganhos de curto prazo, de acordo com os seus membros.
Ao aproveitar as forças de mercado, incluindo acionistas, clientes e governos, a CDP tem incentivado milhares de empresas e cidades das maiores economias do mundo a medir e divulgar a suas informações com relação ao meio ambiente.