Conhecer opções alternativas e naturais de remédio para espinhas é uma forma de evitar o estresse causado por esse incômodo sem efeitos colaterais. Se você sofre com espinhas eventualmente, saiba que a solução pode estar na sua cozinha!
Mas vale lembrar que os tratamentos caseiros não substituem em hipótese alguma a orientação dermatológica. As informações contidas neste site são apenas dicas e devem ser usadas com cuidado.
Caso seu problema seja severo, alternativas naturais de remédios para acne podem funcionar como um auxiliar para o tratamento indicado por profissionais da área. Porém, somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.
Você sabe o que são espinhas e qual a diferença entre espinha e acne? Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, uma única espinha não pode ser chamada de acne.
A acne, na verdade, é o conjunto de erupções que se desenvolvem quando os poros da pele permanecem obstruídos, seja pelo excesso de células mortas ou por bactérias.
As espinhas começam a aparecer na puberdade, pois é quando há um aumento na atividade hormonal que ajuda a função das glândulas sebáceas. A dermatologista Debra Jaliman explica, em artigo publicado no portal WebMD, que elas surgem quando os hormônios masculinos das glândulas suprarrenais (adrenalina) estimulam e ativam o óleo das glândulas (pele).
Esse óleo é uma substância natural do corpo e faz parte da lubrificação e da proteção da pele. Sob certas condições, as células próximas à superfície podem impedir as aberturas das glândulas sebáceas, o que causa o acúmulo de óleo por baixo delas.
Em alguns casos, o contato a partir de capacetes e proteções para o rosto podem agravar a acne. Medicamentos também podem causar ou piorar a acne, como os que contêm iodetos, brometos, esteroides orais ou injetáveis.
Uma pesquisa feita com mulheres mostra que 41% delas têm ou tiveram acne. Apesar das espinhas aparecerem por conta dos níveis de testosterona elevados na puberdade, outras condições também fazem com que esse hormônio e o estrogênio aumentem. A mais comum chama-se síndrome do ovário policístico, ou SOP.
Esse distúrbio endocrinológico que afeta cerca de 10% das mulheres, em geral, é caracterizado pelo aumento de hormônios masculinos no corpo. Um dos sintomas mais notáveis da SOP é a acne, além do aumento do volume do ovário, dos ciclos irregulares da menstruação, do ganho de peso e da queda de cabelo.
A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo afirma que essa doença tem origem genética e também que está associada à produção da insulina em excesso pelo organismo, que em grande quantidade provoca o desequilíbrio hormonal.
As regiões onde a acne mais aparece são rosto, busto, costas, pescoço e ombros, onde é maior a manifestação de glândulas sebáceas, que são as responsáveis pela produção do sebo. Qualquer tipo de acne, da acne leve à grave, pode ser controlado e tratado, mas é de suma importância que a pessoa busque ajuda médica, sem importar a idade.
Ao se manifestar de uma forma intensa, a acne pode afetar a qualidade de vida e a autoestima e, em muitos casos, deve ser feito o uso de medicamentos controlados através da prescrição médica.
No momento da consulta, você pode questionar o profissional sobre a possibilidade de utilizar alguns dos tratamentos para espinhas e acne e os produtos abaixo, que são mais naturais. Lembre-se, também, de usar protetor solar — os danos da acne na pele podem ser severos, mas não se comparam com os danos da exposição solar.
Extraído das folhas de uma árvore nativa da região da Austrália, o óleo de melaleuca pode ter resultados tão bons quanto os cremes convencionais de uso tópico contra a acne e a espinha.
É usado para reduzir a oleosidade na pele. A aplicação pode ser feita com algodão, mas apenas uma vez ao dia, para evitar o ressecamento.
Apesar de não evitar que ocorra a acne, o gel de Aloe vera ajuda na cicatrização, alivia o inchaço e diminui a inflamação. Basta passar o produto uma ou duas vezes ao dia para observar os resultados.
Esse óleo vegetal, extraído da semente da planta de jojoba, regula o pH da pele. Então, se você tem a pele mista (nem seca nem oleosa), ele é ideal para hidratar e equilibrar a oleosidade do rosto, já que não vai obstruir os poros.
Ótimo contra espinhas, pois mata as bactérias que podem estar causando esse problema. O vinagre de maçã também seca o excesso de óleo, o que ajuda a restaurar a textura natural da sua pele.
É usado como esfoliante para absorção de impurezas da pele, ou por via oral. O carvão ativado ajuda as toxinas a saírem do organismo. Além disso, ele possui propriedades cicatrizantes e antibacterianas.
Juntos, esses alimentos são muito eficazes na limpeza da pele, eliminando bactérias da superfície. Eles ajudam a combater a vermelhidão, hidratam a pele e removem o óleo extra.
Além de tudo isso, são fonte de vitamina C, que controla os ferimentos de acne e revitaliza a pele. O uso de tamarindo com limão também previne a formação de espinhas.
Porém é importante notar que esses ingredientes devem ser utilizados com cautela, uma vez que o uso de frutas cítricas no rosto em exposição ao sol pode levar à queimaduras graves.
Corte a batata em tiras e aplique-as nas áreas afetadas para observar os resultados. A batata é rica em vitamina C, que regula o colágeno e ameniza as partes danificadas da pele, e em vitamina B, que regenera as células da pele.
Este óleo vegetal ajuda a rejuvenescer a pele, trazendo de volta o que a acne antes tinha danificado. Sendo de natureza ácida, ele possui antioxidantes e vitaminas E e K.
Sua acidez também pode sumir com as cicatrizes com o uso regular, além de manter a pele hidratada.
Um remédio totalmente natural que remove as células mortas da pele e o excesso de lipídios, deixando-a mais macia. Ele também contém uma enzima que reduz a inflamação e ajuda a evitar a inflamação, além de evitar a formação de pus.
A vitamina C da casca da laranja é particularmente útil porque faz com que novas células saudáveis possam crescer. A casca da banana contém antioxidantes poderosos, capazes de reduzir o inchaço e a inflamação.
O vapor abre e higieniza os poros. Basta apenas ferver a água em uma panela, despejá-la em uma bacia e armar uma toalha por sobre a cabeça para prender o vapor naquela região
A canela possui propriedades antimicrobianas e a aveia é rica em fibras e zinco. Juntas, elas formam a combinação ideal para o combate das espinhas e da acne.
Misturado com água ou azeite, o açúcar ajuda a se livrar dos excessos da pele, agindo como esfoliante e desobstruindo os poros.
O chá verde possui um antioxidante que reduz a quantidade de sebo, a inflamação e o crescimento bacteriano na pele. Você pode aplicar com um pano macio ou um algodão, mas também há quem passe o saquinho do chá (mergulhado por 2 ou 3 minutos em água morna) na parte do rosto.
Já ouviu falar no óleo de neem? Este óleo, não muito conhecido, tem propriedades que eliminam as bactérias causadoras de acne e evita que novas possam surgir.
Acredita-se que a inflamação seja um fator no desenvolvimento e na gravidade da acne. Por isso, segundo um estudo, aplicar óleo de rícino na pele pode ajudar a reduzir o problema, uma vez que seus compostos são anti-inflamatórios naturais.
Aliás, o óleo de rícino costuma ser maravilhoso para a pele no geral. Confira mais benefícios no vídeo a seguir.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais