Por Nações Unidas Brasil — As MTCI compreendem uma série de sistemas médicos, terapêuticos e de práticas de saúde, que têm em comum uma visão abrangente dos seres vivos, da saúde e da doença.
Alguns desses sistemas fazem parte das tradições e saberes ancestrais de culturas antigas, outros são propostas inovadoras que promovem uma visão holística da vida, da saúde, dos processos de doença, cuidado, recuperação, reabilitação e até mesmo da morte.
O Descritores em Ciências da Saúde foi criado pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde para servir como uma linguagem única na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais.
O Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) incluiu as medicinas tradicionais, complementares e integrativas (MTCI) como uma nova categoria específica no tesauro.
As MTCI compreendem uma série de sistemas médicos, terapêuticos e de práticas de saúde, que têm em comum uma visão abrangente dos seres vivos, da saúde e da doença.
Alguns desses sistemas fazem parte das tradições e saberes ancestrais de culturas antigas, outros são propostas inovadoras que promovem uma visão holística da vida, da saúde, dos processos de doença, cuidado, recuperação, reabilitação e até mesmo da morte.
A proposta é a de inserir, a partir da próxima edição do DeCS/MeSH, uma categoria de código [MT] denominada “Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas”, contendo 89 descritores hierarquizados, dos quais 38 seriam novos no tesauro.
O Descritores em Ciências da Saúde foi criado pela BIREME para servir como uma linguagem única na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) como LILACS, MEDLINE e outras.
Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) – Com a finalidade de atender às necessidades regionais de indexação e recuperação da literatura científica e técnica da América Latina e do Caribe, o tesauro DeCS/MeSH foi criado em 1986 como uma versão aos idiomas português e espanhol dos termos e categorias temáticas do tesauro Medical Subject Headings (MeSH) e expandido com mais uma categoria, a Saúde Pública.
Ao longo do tempo, o DeCS/MeSH recebeu outras três categorias exclusivas: Homeopatia (1990), Ciência e Saúde (2005) e Vigilância Sanitária (2005). Assim, o tesauro DeCS/MeSH é constituído por 16 categorias provenientes do MeSH mais 4 categorias presentes exclusivamente no DeCS.
A inclusão de uma nova categoria específica no tesauro DeCS surge da necessidade de representar a literatura especializada de uma determinada área do conhecimento.
Sobre a BIREME – O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), é um centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), orientado à cooperação técnica em informação científica em saúde. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento da saúde nos países da América Latina e Caribe por meio da democratização do acesso, publicação e uso de informação, conhecimento e evidência científica.
Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais