O corpo humano é composto por diversos tipos de reações químicas que geram energia e nos mantém vivos. Pensando nisso, o designer João Paulo Lammoglia criou a Aire Concept, uma máscara que transforma a energia gerada pela respiração humana em eletricidade capaz de carregar baterias de celulares e outros aparelhos eletrônicos.
A Aire Concept pode ser utilizada em diversas situações. O usuário pode estar correndo, dormindo, vendo televisão ou lendo um livro, por exemplo. A máscara contribui para a preservação do planeta e ainda estimula a prática de atividades físicas.
Lammoglia batizou a energia utilizada em seu produto de energia ativa, pois é necessário certo esforço para produzi-la. O princípio da Aire Concept é utilizar o próprio corpo humano como fonte geradora de energia. O designer também afirma que outros movimentos inerentes aos humanos como batimentos cardíacos e circulação do sangue, a chamada energia passiva, também podem ser explorados.
Apesar de ser viável economicamente, Lammoglia afirma que a principal contribuição de seu invento é a possibilidade de usar a energia da respiração para alimentar pequenos equipamentos. Para ele, essa deve ser a inspiração de novos trabalhos, não só dele, mas de outras pessoas que se inspirem na ideia.
Em 2011, a invenção de Lammoglia ganhou o prêmio Best of the Best 2011 Design, dado pela organização Red Dot. Para saber mais sobre esse e outros projetos, conheça o site oficial do designer.
Veja também:
–Designer lança capacete desenvolvido para ciclistas noturnos
–Academia usa bicicletas para gerar eletricidade
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais