Respirar pelo nariz te deixa mais bonito, saudável e inteligente

Compartilhar

Respirar pelo nariz pode desencadear uma série de benefícios para a saúde física e mental, dizem especialistas entrevistados pelo jornal Daily Mail

O simples ato de fechar a boca pode torná-lo mais atraente, afirma Mads Tömörkènyi, cientista da longevidade e especialista em biomecânica da Dinamarca, ao Daily Mail. 

Respiração pranayama: benefícios e como fazer

Isso ocorre porque a técnica de respiração pelo nariz pode evitar dentes tortos, olhos “preguiçosos”, disse ele. Estudos mostram que a respiração nasal também pode aumentar a função cerebral, diminuir a pressão arterial e aliviar o estresse e a ansiedade.

Você fica mais bonito

Mads, fundador da marca de fitness MT Performance, disse: “A boca é projetada apenas para respirar quando sua passagem nasal está obstruída por um resfriado ou alergia, além de comer e falar”.

Ele disse que a respiração nasal pode “alterar a estrutura muscular e tecidual do rosto, o que acaba deixando você mais atraente”.

O que é japamala, como fazer e usar

Mads disse: “A respiração bucal superestimula certos músculos da bochecha. Isso pode fazer com que seu rosto pareça mais longo, seus olhos “mais preguiçosos” ou até mesmo mudar o formato do nariz”.

“A respiração pela boca que leva à constrição das vias aéreas faz com que a mandíbula [o maior e mais forte osso da face, formando parte da mandíbula] fique subestimulada. Ele diminui de tamanho, assim como as vias aéreas.

“As pessoas são mais felizes em um bairro onde se pode caminhar”: o exemplo de Culdesac

A consequência da diminuição do tamanho da mandíbula são dentes superlotados e tortos”, disse o dentista da Harley Street, Dr. Richard Marques.

Ele complementa: “A adaptação a longo prazo da respiração pelo nariz ajudará os músculos da face e, assim, apoiará a posição da mandíbula e a formação de dentes retos”.

Previne o mau hálito

O Dr. Marques disse que respirar pela boca é “prejudicial para os dentes, gengivas e saúde bucal em geral”.

Ele complementa que a “respiração bucal excessiva faz com que a boca seque, o que pode resultar em problemas crônicos de mau hálito.

Como acabar com mau hálito naturalmente

As gengivas também são afetadas pela respiração bucal e podem ficar bastante vermelhas, inchadas e irritadas. Como resultado, isso aumenta a chance de doença gengival. A respiração bucal também pode ser uma causa de cárie dentária e sensibilidade, pois o nível de ácido que reside na boca aumenta”.

Reduz o estresse

Yanar Alkayat, treinadora e terapeuta de yoga, explicou que a respiração nasal pode combater o estresse e a ansiedade.

Ela disse que “a primeira coisa que você pode notar sobre respirar pelo nariz – especialmente na expiração –  é que é mais fácil desacelerar a respiração. É fisicamente mais difícil respirar lentamente pela boca.A expiração lenta envia sinais através do nervo vago (o nervo craniano mais longo do corpo, indo do estômago ao cérebro).”

Isso aciona o sistema nervoso parassimpático, uma rede de nervos que relaxa o corpo após estresse ou perigo, como diminuindo a frequência cardíaca.

“Você sentirá um efeito instantaneamente calmante”, disse Yanar.

Ela disse que estudos mostraram que a respiração nasal pode aumentar a variabilidade da frequência cardíaca (VFC).

Ela complementou: “Quanto maior a sua VFC, mais equilibrado é o seu sistema nervoso. Isso significa que você pode experimentar um pico de estresse e adrenalina e depois se recuperar rapidamente”.

Reduz a pressão arterial

A mesma ativação do sistema nervoso parassimpático através da respiração nasal também pode controlar a pressão arterial, disse Gillian McMichael, treinadora transformacional e professora de meditação de Edimburgo.

Ela disse: “A pressão alta pode ser causada por muito estresse e ansiedade, entre uma série de outras coisas. Quando estamos em alto estado de alerta, como quando brigamos muito com alguém, respiramos naturalmente pela boca”.

Técnicas de respiração simples, como o ‘método da caixa’, comprovadamente reduzem a pressão arterial se você fizer isso regularmente”, disse ela.

O método da caixa envolve expirar contando até quatro, mantendo os pulmões vazios por quatro, inspirando no mesmo ritmo e prendendo a respiração por quatro segundos.

Em um estudo, os participantes que foram instruídos a praticar 10 minutos de exercícios de respiração nasal duas vezes ao dia, juntamente com a medicação habitual, observaram uma “diferença estatisticamente significativa” na pressão arterial após apenas cinco dias, em comparação com aqueles que não praticaram.

Melhora o desempenho sexual 

O assoalho pélvico é uma rede de músculos que sustenta órgãos como a bexiga, a vagina e o pênis.

Fortalecê-lo pode prevenir a incontinência urinária e o prolapso e melhorar o sexo, diz Lulu Adams, especialista em exercícios pré e pós-natal.

Pompoarismo: o que é, benefícios e como praticar

Durante a gravidez e o parto, os músculos do assoalho pélvico podem se esticar e enfraquecer.

Lulu Adams, especialista em exercícios pré e pós-natal, disse: “Como a respiração pelo nariz envolve a inspiração através de um espaço menor do que a boca, quase força você a usar o diafragma para respirar, em vez de recrutar os músculos respiratórios acessórios na frente do pescoço e ombros”. 

O melhor envolvimento do diafragma influencia positivamente toda a unidade central profunda, incluindo o assoalho pélvico.

Cutucar o nariz faz mal para a saúde?

“Existe certamente uma escola de pensamento de que os músculos do assoalho pélvico mais fortes podem ajudá-lo a alcançar melhores orgasmos.

No entanto, se os músculos do assoalho pélvico estiverem muito tensos, isso pode causar dor durante a penetração”.

Melhora a função cerebral

Ao respirar pelo nariz, o óxido nítrico é liberado do corpo. Esta molécula atua como um vasodilatador, o que significa que abre os vasos sanguíneos.

Lulu disse: ”Ao abrir os vasos sanguíneos, particularmente nos pulmões, o óxido nítrico permite uma melhor circulação (e difusão) de oxigênio por todo o corpo.”

Como melhorar a circulação sanguínea com oito dicas

Isso significa que mais energia é entregue aos órgãos do corpo.

Com imagens do cérebro, a Universidade da Coreia mostrou maior ativação cerebral durante uma tarefa com respiração nasal em comparação com a respiração oral.

Melhora seu treino

Mark Hallam, um treinador de Melbourne, diz respirar pelo nariz e oxigenar o corpo com eficiência.

Um pequeno estudo da Colorado State University mostrou que, com a prática, a respiração nasal durante a corrida pode aumentar o oxigênio na corrente sanguínea.

Isso significa que  “’você pode trabalhar por mais tempo em altas intensidades e se recuperar melhor entre as séries de trabalho, fazendo mais”, disse Mark.

Treino HIIT: sete minutos de exercícios

Ele acrescentou: “As pessoas que respiram pela boca estão se limitando”.

“Você não consegue treinar tanto ou por tanto tempo quando respira cronicamente pela boca. Portanto, se você não pode treinar tanto, sempre limitará os resultados obtidos”.

Melhora a imunidade 

A Dra. Sarah Brewer, clínica geral em Guernsey e nutricionista médica da Healthspan, disse que o ar passa por um sistema de purificação dentro das passagens nasais, ao contrário da boca.

“Isso ajuda a filtrar contaminantes transportados pelo ar, como micróbios, poluição, fumaça, poeira, alérgenos e insetos.

Jala neti: técnica indiana cura rinite e sinusite

‘Para fazer isso, o nariz é revestido por uma camada de células especiais e pelos minúsculos chamados cílios (pequenos demais para serem vistos). Essas células produzem muco pegajoso para reter sujeira e germes, enquanto os cílios batem continuamente para limpar o muco dos seios paranasais em direção à parte de trás do nariz e da garganta”.

Melhora a asma

Sabe-se que os sintomas da asma pioram com a exposição à poeira, pólen, fumaça, poluição e ar frio.

“Respirar pela boca resulta em ar frio e seco sendo puxado para os pulmões, o que pode causar estreitamento das vias aéreas”, disse Patrick McKeown, autor de Close Your Mouth e Asthma-Free Naturally.

Asma: o que é, sintomas, riscos e agravantes

Respirar pelo nariz aquece, umedece e filtra o ar que entra e aproveita o gás, o óxido nítrico, que é antiviral, antibacteriano e ajuda a abrir as vias aéreas nos pulmões”.

O método de respiração Buteyko, que remonta à década de 1950, demonstrou em vários estudos que potencialmente melhora a asma.

Envolve expirar lentamente, prender a respiração pelo maior tempo possível e inspirar apenas quando houver desconforto moderado. 

Um estudo australiano em 1994 revelou que os participantes que seguiram a técnica tiveram 70% menos sintomas de asma.

Patrick, Diretor Clínico da Buteyko Clinic International, disse: “Houve cerca de 20 ensaios clínicos investigando o método Buteyko para a asma. Os resultados gerais foram positivos”. 

Sempre converse com sua médica antes de iniciar exercícios respiratórios.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais