Robô reduz emissões de gases do efeito estufa e usa menos herbicidas em plantações

Compartilhar

A empresa de tecnologia agrícola Robotics Plus da Nova Zelândia criou um robô encarregado de reduzir os impactos ambientais da pulverização de herbicidas e pesticidas. O Prospr, como nomeado por seus criadores, foi apresentado em setembro passado em uma feira de robótica agrícola na Califórnia. 

A tecnologia é classificada como um veículo robótico com tração integral, contendo um tanque de pulverização, vários ventiladores de pulverização, um gerador a diesel, uma bateria e quatro rodas, cada uma acionada de forma independente por seu próprio motor elétrico.

Enquanto a bateria do robô possibilita o trabalho em plantações pequenas, o gerador é usado para trabalhos mais longos, produzindo eletricidade que supostamente permite que ele trabalhe o dia todo sem recarregar ou reabastecer. Como resultado, especialistas da Robotics Plus afirmam que o Prospr utiliza até 72% menos combustível do que um trator diesel tradicional que executa a mesma tarefa.

Além disso, os usuários podem trocar diferentes números e tipos de ventiladores de pulverização conforme necessário, além de poderem programar o robô para aplicar diferentes quantidades de herbicida ou pesticida em diferentes áreas da plantação a fim de minimizar a quantidade de produtos químicos utilizados.

Clormequato: pesticida tóxico é encontrado em 80% das pessoas testadas

Até então, o Prospr foi confeccionado para a pulverização de pomares e vinhas. No entanto, a tecnologia é um passo à frente para a substituição de máquinas agrícolas pesadas. 

Segundo uma pesquisa de 2022, por exemplo, o peso das máquinas agrícolas atuais é equivalente ao peso de saurópodes — a maior espécie de dinossauros que já existiu. 

Embora a mecanização tenha contribuído positivamente para a eficácia de métodos agrícolas, otimizando plantações e colheitas, ela também pode ter um papel na compactação do solo — um tipo de degradação do solo resultante da exposição ao peso de agentes da agricultura, como máquinas e até mesmo o gado. 

Os idealizadores do Prospr prometem que a máquina possui um design leve combinado com uma configuração exclusiva de pneus e rodas, reduzindo significativamente a compactação do solo para melhor proteger o sistema de poros e a densidade do solo.

Até então, a tecnologia está disponível para uso comercial nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. 

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais