Rosa-branca pode ser usada na forma de chá e possui propriedades bactericidas, fungicidas, entre outras
Rosa-branca, ou rosa-de-quintal (Rosa alba L.), é uma planta amplamente encontrada na região centro-oeste do estado de Goiás.
A rosa-branca é usada culturalmente na forma de chá para tratar problemas oculares, candidíase vaginal e como laxativo. Estudos concluíram que a rosa-branca possui atividade antimicrobiana, o que justifica seu uso na medicina popular. Já na área religiosa, essa flor pode ser usada para fazer banhos por conta de seu significado.
Significado da rosa-branca
Como a maioria das flores, a rosa-branca possui um simbolismo. Ao presenteá-la para alguém, certifique-se do seu significado. A cor branca é mundialmente atribuída à inocência, pureza e lealdade – sendo muito associada a casamentos. Além disso, acredita-se que a flor pode significar amor eterno e novos começos.
História
Análises realizadas com moléculas de DNA de rosa concluíram que a planta existe há cerca de 200 milhões de anos, sendo uma das flores mais antigas do mundo.
O primeiro cultivo de rosa-branca foi feito por gregos e romanos. Acredita-se que a planta tenha sido resultado de um cruzamento das rosas caninas, selvagem na Europa, e a rosa damascena.
No Brasil, a espécie foi introduzida pelos jesuítas em meados de 1560 e 1570, sendo utilizada como planta ornamental e ingrediente culinário de conservas, corantes, confeitos, chá, óleos, óleos essenciais, entre outras. Devido aos chineses a rosa passa a ser utilizada com fim medicinal.
Características da rosa-branca
A rosa-branca pertence à família Rosaceae, que possui gêneros e 3.000 espécies espalhadas pelo planeta, sendo uma família de difícil definição devido a grande diversidade existente.
Entre as 3.000 espécies de rosa, a rosa-branca é apenas uma delas, o que torna a planta fácil de ser confundida com outros tipos de rosa da cor branca.
A roseira da Rosa alba é de grande porte, arbustiva e chega a medir 1,80 m de altura. A flor da rosa-branca é aveludada e seu cheiro é agradável, atraindo assim a polinização de insetos.
As flores não crescem isoladas, são formadas por cachos grandes com três ou mais flores por cacho, que florescem o ano inteiro se forem regadas com frequência.
Propriedades e benefícios da rosa-branca
Estudos concluíram que a rosa branca tem propriedades medicinais bactericidas contra as bactérias Staphylococcus aureus e Escherichia coli; e ação fungicida contra o fungo Candida albicans. Nestes casos, recomenda-se a ingestão de 3 xícaras de chá de rosa branca, 3 vezes ao dia.
Suas propriedades antimicrobianas também podem ajudar a tratar inflamações nos olhos, como conjuntivites. Basta enxaguar os olhos com uma mistura de metade de chá de rosa branca e outra metade de água.
Os compostos flavonoides encontrados na rosa-branca possuem atividade anti-inflamatória.
Os óleos essenciais de rosa-branca ajudam a controlar e equilibrar a oleosidade da pele, sendo adequados para os dois tipos de pele: seca e oleosa.
Esses óleos restauram o pH da pele e fecham os poros, promovendo hidratação. Eles também têm propriedades antibacterianas e são utilizados para tratar acne, olheiras e conjuntivite.
Os óleos essenciais de rosa-branca ainda ajudam a reduzir a tensão e relaxar o corpo, sendo amplamente utilizados para tratar depressão e tensão mental. Por exemplo, o óleo essencial de rosa alba é um poderoso estimulador imunológico, regenerando as células.
Óleos essenciais de rosa-branca
Os óleos essenciais da Rosa alba L. são constituídos de citronelol, geraniol, nerol, linalol, citrol, carvacrol, eugenol, substâncias que proporcionam à planta capacidade antimicrobiana, in vitro, contra o fungo Candida albicans.
Chá de rosa-branca
O chá de rosa-branca pode ser ingerido ou utilizado para fazer banho de assento. Saiba como prepará-lo:
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 10 g de pétalas de rosa branca (cerca de 2 rosas);
Modo de preparo
Leve a água ao fogo. Quando começar a ferver, desligue, lave as pétalas e as adicione na água. Deixe abafado por 5 minutos. Depois é só coar e beber.
Para um chá ainda mais gostoso e com efeitos calmantes, faça o seguinte:
- Leve 500 ml de água ao fogo;
- Adicione 10 g de pétalas e sementes em água fervente e desligue;
- Deixe abafado por 5 minutos;
- Coe e adicione 1 colher (sopa) de mel.
A infusão é sempre recomendada ao invés da fervura das pétalas, pois elas são muito sensíveis ao calor.
Você também pode adicionar outros ingredientes de seu gosto ao chá, como canela e gengibre.
Como cultivar
Para plantar rosa branca, você pode escolher uma muda ou as suas sementes. As rosas precisam de pelo menos seis horas diárias de exposição solar para florescer e um solo de boa drenagem. Em climas tropicais, como o do Brasil, é recomendado protegê-las do Sol da tarde. Além disso, elas devem ser plantadas durante a primavera.
O buraco para plantação deve ser largo o suficiente para acomodar as raízes da flor. Cave-o e coloque suas sementes de rosa branca ou a muda. Separe o solo do buraco e misture-o com fertilizantes naturais.
Depois, coloque a mistura parcialmente de volta no buraco e regue bem. Transfira o resto do solo e regue novamente. Compacte o solo solto em volta da muda para protegê-la em seu novo ambiente.
Use fertilizantes naturais ou compostos orgânicos pelo menos uma vez por mês para oferecer nutrientes à rosa-branca. O solo deve permanecer úmido durante o crescimento da flor, o que pode depender do tipo de solo ou do clima local. Regue a planta apenas se o solo estiver seco e evite molhar a folhagem.